Quem tem osteoporose pode colocar implante dentário?
O implante dentário devolve a qualidade de vida de muitas pessoas que perderam um ou mais dentes. Os efeitos podem ser sentidos na melhora da mastigação, na sensibilidade e gosto dos alimentos que não mudam e até mesmo no sistema digestivo, já que a mastigação&
Compartilhar em suas redes
Sabe-se que a osteoporose caracteriza-se pela perda acelerada de massa óssea, provocando a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Sabe-se também que para realizar um implante dentário é necessário que o implante seja fixado no osso abaixo da gengiva. Portanto, se alguém com osteoporose necessitar de um implante dentário, será possível fazer? É essa dúvida que o especialista em prótese Rodrigo Araújo tira agora no Sorrisologia.
Tenho osteoporose. Posso colocar implante dentário?
Pacientes com osteoporose podem sim receber implantes dentários, segundo o especialista. A taxa de sucesso é semelhante a de pacientes sem a doença. Entretanto, isso não exclui a necessidade de se seguir todas as etapas antes do procedimento. "Avaliação pré-cirúrgica, uma anamnese bem elaborada, exames radiográficos e laboratoriais são fundamentais para decidir se o paciente é ou não candidato à terapia com implantes", afirma o dentista.
O que muda para quem tem osteoporose?
Ainda sim, a osteoporose é um fator que retarda a regeneração do osso da maxila do paciente que passa por um implante dentário. Sendo assim, o tratamento deve ser feito de forma diferenciada. "O dentista deve esperar um pouco mais do que o tempo tradicional para colocar o implante em função em pessoas que possuam osteoporose", diz. Rodrigo indica também incluir no planejamento que a instalação do implante seja nos locais mais adequados, em que o osso apresenta melhor qualidade.
Abordagem multiprofissional
Nos casos em que uma pessoa com osteoporose vai realizar a instalação de um implante dentário, a abordagem precisa ser multiprofissional. "O dentista deverá entrar em contato com o médico do paciente para poder se inteirar sobre o tratamento e atuar em conjunto, já que algumas medicações utilizadas no tratamento da osteoporose atrapalham o processo de cicatrização dos implantes", diz.
Outros procedimentos
Caso o paciente tenha algum problema de saúde que o impeça de passar pela cirurgia de instalação de implantes, não há razão para desespero. "Existem outros métodos para reabilitar os dentes, como pontes fixas e próteses removíveis totais ou parciais", sugere o dentista.
Preservando o implante
"Os implantes dentários devem ser mantidos com os mesmos cuidados dos dentes naturais, boa higiene através de uma escovação eficaz e utilização do fio dental". Os cuidados não mudam, mesmo os implantes sendo de titânio, também estão sujeitos a ação de bactérias presentes na boca e que podem causar doenças. Por isso, a higiene oral adequada e as consultas regulares ao dentista não podem ficar de lado.