Gengivite: posso usar aparelho ortodôntico com a gengiva inflamada?
Antes de começar o tratamento ortodôntico, é importante tratar quaisquer problemas de saúde bucal pré-existentes, Inclusive a gengivite.
Antes de começar o tratamento ortodôntico, é importante tratar quaisquer problemas de saúde bucal pré-existentes, Inclusive a gengivite.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem tem gengivite pode usar aparelho ortodôntico?

A gengivite é um problema comum de saúde bucal, mas você sabia que ela pode atrapalhar o seu tratamento ortodôntico? Continue lendo para saber mais.

09/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como você já acompanhou aqui no site, a gengivite é uma inflamação da gengiva, causada geralmente pelo acúmulo de placa bacteriana. E por ser uma das doenças bucais mais comuns, uma dúvida muito comum acaba surgindo: se eu tenho gengivite posso usar aparelho ortodôntico? Para responder essa pergunta, o Sorrisologia entrevistou a especialista Rhianna Barreto, que esclareceu essa e outras dúvidas envolve a saúde da nossa gengiva. Confira!

O que causa a gengivite?

A falta de higiene bucal é a grande aliada no surgimento da gengivite, embora mudanças hormonais e até a hereditariedade também sejam possíveis causas, embora mais raras. Os principais sintomas são dores, vermelhidão, inchaço e sangramento. Quando não tratada, a doença pode evoluir para a periodontite, causando a perda dos dentes. 

Se você está com gengivite o melhor é esperar

De acordo com Rhianna, em qualquer caso de doença bucal, o recomendado é sempre esperar para iniciar o tratamento ortodôntico. "O ideal é que a gengivite e as demais doenças orais, como a cárie, por exemplo, sejam tratadas antes de colocar o aparelho ortodôntico. Independente do tipo de aparelho". 

A médica continua citando o próprio bem-estar e conforto do paciente na hora de tomar essa decisão. "O aparelho sempre deve ser colocado após todo tratamento clínico realizado. Isso é importante a fim de evitar piora das doenças, infecções orais e desconforto/dor para o paciente".

Outro ponto citado por Rhianna é que a gengivite pode atrapalhar todo o tratamento ortodôntico do paciente. Além de causar sangramento, dores no local e edemas na gengiva, a doença ainda pode resultar em perda óssea local. Todo esse conjunto de sintomas atrapalha o tratamento ortodôntico e ainda pode formar lesões que provocam o encurtamento da raiz dentária ou até mesmo a queda dos dentes. 

Mas o que fazer se a gengivite aparecer durante o uso do aparelho? Vou precisar interromper o tratamento?

Ainda de acordo com Rhianna, num primeiro momento não é necessário interromper o uso do aparelho, mas o tratamento da gengiva deve ser feito quanto antes. "Contudo, caso a situação se agrave a ponto da inflamação gengival ficar sem controle, é necessário sim remover o aparelho", acrescenta.

Nestes casos, como é feito o tratamento da gengivite?

Rhianna explica: O tratamento deve ser realizado através da raspagem supra-gengival, higienização dentária removendo tártaro e controle do biofilme. Além das orientações de cuidados Home Care adequados para o paciente.

Para evitar toda essa dor de cabeça, o recomendado é sempre cuidar da sua higiene bucal, visitar regularmente seu dentista ou em qualquer sintoma relacionado a saúde dos seus dentes e boca
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias