Quais são as consequências da perda óssea na saúde bucal?
Grande parte dos casos de perda óssea acontece em pacientes já na terceira idade. No entanto, eles não são os únicos. Segundo a dentista Katyuscia Lurentt, esse quadro pode ocorrer em pacientes de todas as idades, variando conforme o caso de cada um. Quando o diagnóstico n&a
Compartilhar em suas redes
Grande parte dos casos de perda óssea acontece em pacientes já na terceira idade. No entanto, eles não são os únicos. Segundo a dentista Katyuscia Lurentt, esse quadro pode ocorrer em pacientes de todas as idades, variando conforme o caso de cada um. Quando o diagnóstico não é feito, é possível que a perda óssea provoque outros problemas bucais. Conversamos com a profissional para entender mais sobre essas causas da perda óssea e a melhor forma de prevenção.
Periodontite é a causa mais comum de perda óssea
A lista de possibilidade que levam ao quadro de perda dentária é grande. Entres estas, a periodontite é considerada como a mais comum de retirar esse osso de suporte do dente. Além disso, uma mordida não favorável, trauma dentário e diabetes também podem ser destacados. E a grande consequência desse quadro, de acordo com a odontologista, é a mobilidade dos dentes.
Isto acontece por conta da perda do osso que leva à perda da sustentação do dente. “Quanto maior a quantidade de osso perdido, maior será a mobilidade e a dificuldade de alimentação com o elemento dentário”, destaca ela. E esse quadro afeta diretamente a função mastigatória. Outro problema é a estética, que fica comprometida com a diminuição do osso, causando a retração da gengiva.
Mobilidade dentária é uma das consequências da perda óssea
Segundo a especialista, a perda óssea não pode causar o estreitamento dos dentes, ou seja, a redução de espaço e tamanho desses elementos. “O que ocorre é que com a perda óssea o dente fica com aparência de alongado, pois há uma retração da gengiva expondo a raiz do dente”, explica Katyuscia Lurentt. No entanto, o quadro pode trazer outros prejuízos para a saúde bucal. Entre eles, podemos destacar:
- Perda dos dentes: os elementos dentários ficam sem suporte, acontecendo, como consequência a mobilidade;
- Mau hálito: nos casos em que a perda óssea é um resultado da periodontite;
- Perda do suporte de tecido mole: os pacientes que passam por esse quadro podem perceber uma mudança nos lábios, que vão se retraindo e criando um aspecto envelhecido.
Entenda como é feito o tratamento para a perda óssea
A perda óssea é um cenário que provoca diversos problemas bucais, tanto de estrutura como de funções. “Uma vez que a pessoa já tiver perdido uma estrutura óssea, dificilmente ela vai ser restaurada até a posição inicial”, comenta a dentista. Dessa maneira, a possibilidade de solução pode ser a realização de uma pequena cirurgia, na qual será colocado um enxerto no na área. Entretanto, a profissional esclarece que o principal tratamento é a prevenção. Seguir os cuidados bucais de higiene durante a rotina e manter as visitas regulares ao consultório são primordiais. “Podem ocorrer perdas ósseas de diferentes graus de gravidade e, assim, o mais indicado é procurar um profissional”, ressalta Katyuscia.