Coroa dental: quais os tipos e como evitar problemas?
A coroa dental é uma boa maneira de restaurar a funcionalidade e o visual dos dentes. Ela pode ser feita de diferentes materiais
A coroa dental é uma boa maneira de restaurar a funcionalidade e o visual dos dentes. Ela pode ser feita de diferentes materiais

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quais os tipos de coroa dental?

A coroa dental é um tipo de prótese utilizado para restaurar o formato e a função de dentes. Se colocada de maneira errônea, pode ocasionar alguns problemas para saúde bucal. Leia mais para saber como evitá-los.

18/07/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A coroa dental é uma solução odontológica que ajuda a tratar e prevenir uma série de problemas bucais, como cáries, pulpite e uma extração dentária. Além do modelo de metal, que é o mais usado principalmente pelos pacientes idosos, existem outros tipos de coroas dentárias que possuem diferentes materiais. A recomendação de cada coroa vai depender do perfil e da necessidade de cada pessoa. O Sorrisologia conversou com a dentista e especialista em reabilitação oral Patricia Almeida que listou os modelos de coroa dental, em quais casos cada uma é indicada e os principais cuidados com esses utensílios. Veja só!

O que é a coroa dental? Entenda a sua função no dente

A coroa dental funciona como uma espécie de capa protetora. Ela é colocada sobre o dente danificado ou fraco com o objetivo de proteger e restaurar sua forma, tamanho, cor e função de qualquer outro dano. “É muito utilizada em pessoas que precisam de um tratamento de reabilitação oral, como é o caso de dentes quebrados, falta de dentes ou dentes enfraquecidos. A prótese atua acima da linha do dente, visando melhor aparência, restauro e fortalecimento”, esclareceu a dentista. A coroa dental é feita com diferentes tipos de materiais como porcelana, metal ou uma combinação dos dois.

Tipos de coroa dental e suas diferenças

Existem diferentes tipos de coroa dental e a escolha do modelo vai depender de uma série de fatores: como a localização do dente, o quanto sobrou do dente natural remanescente, a preferência do paciente e o custo. De acordo com Patrícia, são 4 tipos de coroa no total::

  1. Coroa de porcelana (cerâmica): feitas 100% de porcelana e possuem uma aparência mais próxima de um dente natural, ou seja, são mais estéticas. Elas são perfeitas para serem usadas nos dentes frontais, por exemplo.
  2. Coroa de metal básico: Essas coroas são feitas de metais como níquel ou cromo-cobalto. Elas são duráveis e resistentes à quebra, porém menos estéticas devido à cor metálica.
  3. Coroa de ouro: seu acabamento é todo em ouro, cobre e demais materiais que fortalecem a estrutura do dente. 
  4. Coroa de porcelana fundida ao metal: combina a estética da porcelana com a resistência do metal. Elas são uma opção versátil e muito usadas em dentes posteriores.

Quais os danos mais comuns que a coroa dental pode sofrer?

Mas não pense que usando uma coroa dental seu sorriso reabilitado estará livre de qualquer dano. Assim como os dentes naturais, as coroas dentais também podem quebrar se o paciente não tiver o devido cuidado com o acessório. De acordo com a dentista, pode acontecer: “Sensações de desconforto no local da coroa, fratura, soltura da prótese e, embora seja raro, também surgir reações alérgicas para as coroas de metal. Dependendo da composição da coroa dentária, é recomendado que você converse com o seu dentista, para saber quais são as suas necessidades”. 

Outro problema bem preocupante que pode ocorrer é um quadro de infecção. Se a coroa não for bem ajustada ou se houver um espaço entre ela e o dente, bactérias podem se acumular e causar infecção. Isso pode levar a problemas como cáries, gengivite ou até mesmo doença periodontal.

Problemas que uma coroa dental danificada pode trazer para a saúde bucal

Coroas dentárias danificadas são capazes de prejudicar a saúde bucal. “O encaixe incorreto possibilita o surgimento de bactérias e cáries na boca. Uma coroa solta, reflete na formação do mau hálito e um gosto ruim na boca. Problemas na prótese, como bordas afiadas, incomodam a língua ou gengiva”, alertou Patrícia. Além disso, uma coroa danificada pode comprometer a estética do sorriso, afetando diretamente a autoestima do paciente. 

Por isso, é tão importante cuidar muito bem das coroas dentais, realizando uma higiene bucal adequada e visitando regularmente o dentista para verificar a integridade das coroas e realizar reparos quando necessário.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias