18.06.2021

Quais os exames mais pedidos para avaliar os dentes?

Veja quais são os exames odontológicos essenciais para checar a sua saúde bucal
Veja quais são os exames odontológicos essenciais para checar a sua saúde bucal

Ir ao dentista é um cuidado que não pode ser negligenciado. A frequência pode variar de acordo com as condições da sua saúde bucal: para um paciente em tratamento pode ser necessário consultas mensais para avaliação odontológica, enquanto para outros as consultas trimestrais são suficientes.

Independente disso, os exames para avaliar a saúde dos dentes são sempre necessários para garantir diagnósticos precoces e até mesmo prevenir o surgimento de algumas doenças. Para entender melhor os procedimentos usados no check-up odontológico, conversamos com a dentista Ana Elisa, que revelou os exames mais pedidos para cuidar dos dentes.

A importância dos exames odontológicos para saúde bucal

Assim como as análises laboratoriais, os exames voltados para saúde dos dentes podem servir para uma série de situações. No entanto, muita das vezes, eles são solicitados antes de um procedimento odontológico - seja cirúrgico ou não - e durante uma consulta de check-up. “É inquestionável os benefícios que os exames trazem para os diagnósticos e tratamentos, podendo resultar em uma maior segurança para o paciente e para o profissional”, revela a dentista.

Além disso, eles são a forma mais eficaz de avaliar o nível de saúde bucal do paciente e, assim, garantir um diagnóstico e tratamento mais adequado para algumas doenças bucais, como cáries, lesões ósseas ou outro tipo de alteração.

Os exames odontológicos mais pedidos nos consultórios

No consultório odontológico, é comum que o dentista faça uma anamnese do paciente, que é um questionário para entender os hábitos de higiene bucal e histórico de doenças do paciente. Ainda assim, muita das vezes, apenas essas informações podem não ser suficientes. Nesse caso, é necessário a realização de alguns exames para avaliar a saúde dos dentes. Veja os principais deles, a seguir, de acordo com a dentista Ana Elisa:

- Radiografia periapical: é um exame realizado para avaliar toda a extensão dos dentes, incluindo as raízes e ápices dentários. Geralmente, é solicitado antes do uso de prótese dentária.

- Radiografia interproximal: serve para investigar presença de cárie e de perda óssea para o tratamento periodontal.

- Radiografia panorâmica: é um exame geral da cavidade bucal. Normalmente, é usado como avaliação de rotina, em casos de ortodontia e em cirurgia de extração do dente siso.

- Tomografia odontológica: oferece uma visão 3D dos dentes e das estruturas ósseas. Nesse caso, ele é utilizado em casos de implantes dentários, cirurgias de extração dos dentes sisos e para encontrar canais extras, trincas e fraturas.

Saiba quais profissionais podem solicitar os exames dentais

De acordo com a dentista Ana Elisa, os exames dentais devem ser solicitados por cirurgiões dentistas ou especialistas da área. Por isso, antes de realizar qualquer um desses procedimentos, é importante ter em mente que apenas um profissional capacitado pode prescrever de quais exames ele necessita. Nesse caso, um dos motivos de existir esse controle é para evitar a exposição que são emitidas nos exames radiográficos e de tomografia.

 

Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito). Habilitada em laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal