Prótese fixa precisa ser substituída? Especialista explica
Depois que você colocou uma prótese dentária fixa, surgiu a dúvida sobre a necessidade de substituí-lá em algum momento. Será que é preciso? Essa medida depende muito das possíveis alterações bucais que podem surgir ao longo do tempo. A dent
Compartilhar em suas redes
Depois que você colocou uma prótese dentária fixa, surgiu a dúvida sobre a necessidade de substituí-lá em algum momento. Será que é preciso? Essa medida depende muito das possíveis alterações bucais que podem surgir ao longo do tempo. A dentista Elis Regina explicou o que leva à substituição da prótese e que cuidados precisam ser tomados para que outros problemas bucais não surjam e coloquem todo o tratamento a perder.
Motivos para usar a prótese fixa
"A prótese fixa é utilizada quando o paciente perde um elemento e necessita que aquele espaço dentário seja preenchido", explica. Existem outras causas que podem levar o paciente a perder a estrutura dentária, como uma cárie muito extensa, fraturas e quebras no dente ou até a recuperação do elemento que recebeu tratamento de canal, necessitando, então, de uma prótese dentária.
Substituição da prótese fixa
A prótese fixa pode sim necessitar de substituição em algum momento. Segundo a protesista, em qualquer alteração na prótese a mesma deve ser removida e refeita. "Até porque uma vez alterada, as suas funções ficam perdidas, seja na mastigação seja na recuperação do espaço corretamente", afirma. Essa mudança pode ocorrer devido a desadaptação das coroas ou a uma falha em um dos elementos dentários que compõem a prótese. Fissuras, infiltrações, cáries por debaixo também podem comprometer a estrutura, precisando fazer a substituição.
Cuidados específicos
A higiene oral precisa ser redobrada para os pacientes que utilizam prótese dentária fixa. "Já que agora apresentam espaços entre a gengiva e o elemento que foi recuperado". Para facilitar a limpeza no local, você pode fazer o uso de passa-fios e escovas interdentais, segundo a profissional. Já para as próteses unitárias, a recomendação de Elis é não deixar de passar o fio dental e fazer uma boa escovação normal, mas que em alguns casos a escova interdental também é bem-vinda.
As consequências da falta de cuidado
Se o paciente não estiver em dia com todas as orientações e cuidados que o profissional indicar, consequências sérias podem aparecer. "Além de problemas periodontais como gengivite e periodontite, pode-se desenvolver uma cárie secundária na região", alerta. Segundo Elis, essas doenças bucais podem trazer problemas piores, como perder todo o trabalho de colocação da prótese e até mesmo a perda do dente. Você não quer passar por isso, certo? Fique atento, tire todas as suas dúvidas com o profissional e cuide dos seus dentes da melhor forma.