14.07.2021

Tenho prótese dentária. Posso usar aparelho dental fixo?

O uso da prótese dentária pode impedir uma movimentação ortodôntica completa.
O uso da prótese dentária pode impedir uma movimentação ortodôntica completa.

O uso de prótese dentária representa uma mudança significativa na sua saúde bucal. Responsável por repor um ou mais dentes perdidos, a técnica devolve não só a estética, como a função dos elementos dentários. Mas, e se além da prótese, for necessário usar aparelho ortodôntico para conquistar um sorriso perfeito? O dispositivo pode impedir o tratamento? Para garantir maiores explicações sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com o dentista Gustavo Issas que revelou se a prótese dentária pode ou não impedir o tratamento ortodôntico. Confira!

Entenda para que serve a prótese dentária

De maneira geral, a prótese dentária nada mais é do que um artefato usado para reconstruir um ou mais dentes perdidos. “O procedimento devolve a função, a estética e até mesmo a fonética do dente”, explica o odontologista. Justamente por isso, a técnica é bastante recomendada para pacientes que perderam o dente devido à quebras e cáries profundas ou que trataram um canal. 

Além disso, vale ressaltar que a prótese dentária é divida em dois tipos: móvel ou fixa. Por esse motivo, ainda que o paciente esteja ansioso para recuperar seus dentes o mais rápido possível, é fundamental passar por um processo de avaliação com um especialista. Dessa forma, é possível garantir o modelo mais adequado para o seu caso. 

É possível usar aparelho ortodôntico tendo prótese dentária?

Segundo o dentista, o tratamento ortodôntico pode ser realizado em pacientes com próteses dentárias. No entanto, é importante estar atento a um detalhe precioso: o dente acometido pelo procedimento não deve ser movimentado. “Se você usa uma prótese dentária e precisa usar aparelho dental fixo, isso só vai ser possível se os dentes da prótese não participarem da movimentação ortodôntica”, afirma Gustavo. Isso porque para movimentar o dente é necessário utilizar resina ou braquetes, que são ferramentas que podem danificar a prótese dentária e exigir a sua troca. 

Nesse caso, o aparelho invisalign é uma ótima alternativa para quem utiliza prótese dentária e busca um tratamento ortodôntico completo. “Chamados de alinhadores, esses aparelhos não usam fio e eles podem fazer pequenas movimentações ortodônticas mesmo que exista uma coroa protética”, revela o profissional. Ainda assim, o ideal é planejar o tratamento ortodôntico antes da colocação da prótese dentária. 

Os cuidados necessários durante o uso da prótese dentária

Optando ou não pelo uso do aparelho ortodôntico, uma coisa é certa: a prótese dentária requer alguns cuidados diários. A higiene bucal, por exemplo, é o principal deles. “Dependendo do tipo de prótese dentária pode ser necessário o uso de fio dental e escovas especiais, como a escova interdental. Por isso, é importante conversar com o seu dentista para descobrir quais são os produtos recomendados para higienizar corretamente a sua prótese”, aconselha.

Outro ponto importante quando se trata de cuidados com a prótese dentária é a visita periódica ao dentista. Nesse caso, o ideal é que a consulta de manutenção seja feita a cada seis meses para checar a saúde bucal e o estado da prótese. Dessa forma, é possível prevenir possíveis doenças bucais, como inflamação da gengiva, e garantir a durabilidade do procedimento.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Gustavo Issas - Cirurgião-dentista e pós-graduado em disfunção temporomandibular pela Escola Paulista de Medicina. Pós-graduado em implantes dentários pela Universidade de Berna.
São Paulo - SP
 


TODAS AS MATÉRIAS: dentes