Prótese de zircônia e porcelana: conheça as alternativas que ajudam a deixar o sorriso ainda mais natural
Pensando em colocar prótese? Saiba os motivos pelo qual a de zircônia e a de porcelana são consideradas as melhores do mercado hoje em dia.
Pensando em colocar prótese? Saiba os motivos pelo qual a de zircônia e a de porcelana são consideradas as melhores do mercado hoje em dia.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Prótese de zircônia e porcelana: conheça as alternativas que ajudam a deixar o sorriso ainda mais natural

Dentro do ramo das tecnologias que englobam a odontologia, as próteses são, definitivamente, uma das mais importantes a ser mencionadas. Com os avanços da medicina, elas se tornaram mais resistentes, finas e duradouras, possibilitando assim, que você tenha o sorriso que sempre quis ter. Po

19/04/2019

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

As próteses dentárias são as alternativas mais acessíveis quando se trata de reabilitação dos dentes. Embora muita gente pense que esse tratamento se tornou um pouco ultrapassado, fique sabendo que as próteses estão cada vez mais modernas. Com os avanços da odontologia, elas ficaram mais resistentes, finas e duradouras, possibilitando um sorriso mais alinhado e natural. Um grande exemplo dessa tecnologia são as próteses de zircônia e porcelana. O Sorrisologia conversou com as cirurgiãs-dentistas Daniele Haller e Amanda Pone, que esclareceram um pouco mais sobre essas inovações.

Prótese de zircônia e de porcelana: quais as vantagens?

Diferentemente dos outros modelos de próteses fornecidos no mercado, as de zircônia e porcelana pura têm características únicas a seu favor. “A estabilidade de cor é um dos benefícios dessas próteses. Isso significa que a cor não sofre alteração com pigmentos extrínsecos, como, por exemplo, o café e o vinho”, explica Danielle. Além disso, a cirurgiã-dentista também conta que, com essas próteses são mais resistentes a fraturas, proporcionando ao paciente maior segurança e conforto no momento da mastigação. “Outra característica positiva desses materiais são a durabilidade e a naturalidade da estética final”, esclarece Danielle Haller.

As próteses de zircônia e porcelana são mais resistentes do que as outras?

A longevidade dessas próteses está entre os benefícios de optar por um desses materiais. No entanto, a cirurgiã-dentista indica que, embora seja resistente, é importante manter toda a rotina de cuidados para preservar o novo sorriso reabilitado: “O paciente precisará sempre retornar ao seu dentista de confiança para acompanhar a prótese e, assim, evitar a perda do elemento através de hábitos parafuncionais, como o bruxismo, por exemplo”. Danielle comentou também sobre as indicações das próteses aos pacientes: “Esses modelos são para casos em que o paciente deseja uma estética excelente. As próteses de porcelana pura são, sem dúvidas, as que fornecem uma estética superior. Por isso, são indicadas para casos de dentes anteriores e em casos de lente de contato dental”, explica.

Em quais casos as próteses de porcelana pura e zircônia são indicadas?

As próteses em zircônia podem ser usadas para áreas com diversas ausências dentárias, enquanto a porcelana pura, apesar de ser mais estética, é utilizada apenas de forma individualizada. “Cada dente pode suportar uma única coroa protética pois caso contrário ela fratura”, explica Amanda, que ressalta: “As desvantagens quanto a essas próteses são praticamente inexistentes. Poderíamos citar o custo, que é um pouco mais elevado. No entanto, mesmo se formos analisar de forma racional em relação à custo, benefício e longevidade, o investimento vale a pena”.

A prótese em zircônia é considerada o melhor tipo de prótese

Por possuir, além de uma boa estética, uma versatilidade maior, a prótese em zircônia é considerada o melhor tipo de prótese que temos hoje em dia no mercado. “Por conta de sua versatilidade, a prótese em zircônia pode ser aplicada em diversos casos, como em próteses sobre implantes, reabilitação muito extensa, dentes escurecidos, além de dentes com núcleo metálico fundido (pinos em metal)”, explica a cirurgiã-dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Daniele Haller - Cirurgiã-Dentista e especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 25.461

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias