06.08.2021

Profilaxia dentária infantil: limpeza dos dentes é a mesma feita em adultos?

A profilaxia dentária é uma técnica que pode prevenir a saúde bucal infantil. Entenda como funciona a limpeza dos dentes em crianças!
A profilaxia dentária é uma técnica que pode prevenir a saúde bucal infantil. Entenda como funciona a limpeza dos dentes em crianças!

Quando se trata de saúde bucal infantil, uma das principais preocupações é a limpeza dos dentes. Responsável por prevenir o acúmulo de placa bacteriana, a escovação e o uso do fio dental são as melhores formas de manter uma boa higiene bucal. Mas, assim como acontece com os adultos, as crianças também devem realizar a profilaxia dentária no consultório para manter os dentes de leite e os permanentes saudáveis. Para entender como o procedimento funciona, conversamos com a odontopediatra Thalyta Braga que revelou os passos da limpeza de dentes em crianças. Veja só!

Profilaxia dentária: entenda como a técnica beneficia a saúde bucal infantil

De maneira geral, a profilaxia dentária é a limpeza dos dentes feita no consultório odontológico. “O procedimento visa remover toda a placa bacteriana aderida aos dentes e manchas que podem ser causadas pelo consumo excessivo de alguns alimentos, como suco de uva, ou medicamentos, principalmente à base de sulfato ferroso”, explica a profissional.

Nesse sentido, a limpeza de dentes faz parte do check-up da saúde bucal infantil e ajuda na prevenção de doenças, como a cárie, no seu estágio inicial. “Por deixar a superfície dos dentes bem polida, a profilaxia dentária pode identificar regiões desmineralizadas causadas pela ação das bactérias, que podem indicar a presença de cárie”, afirma.

Além desta, quadros como a halitose, gengivite e periodontite, também podem ser prevenidos e controlados através da limpeza dos dentes. Isso porque o procedimento diminui a quantidade de placa bacteriana na superfície dental e em contato com a gengiva. Por isso, é tão importante que as crianças mantenham um acompanhamento profissional e realizem a limpeza de dentes frequentemente.

A limpeza de dentes infantil é a mesma feita em adultos? 

Para surpresa de alguns, as etapas da profilaxia dentária infantil são as mesmas utilizadas no procedimento em adultos. Isso porque a limpeza dos dentes é sempre realizada com o mesmo objetivo: a remoção de placa bacteriana. “O tártaro, placa bacteriana mais antiga e mineralizada, é mais comum em adultos, mas havendo em crianças, ele também deve ser removido”, revela a profissional.

Na prática, a profilaxia dentária utiliza acessórios como curetas, ultrassom, fio dental e outros. "Nos casos em que há tártaro, começamos o procedimento com sua remoção, utilizando instrumentos manuais, como as curetas ou aparelho de ultrassom", explica. Depois disso, é feita a utilização do fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes e um motor de baixa rotação com escova embebida em pasta profilática. Para finalizar, o profissional deve realizar a lavagem para remover o excesso da pasta dental e revisar a limpeza dos dentes. Vale ressaltar que, em alguns casos, a aplicação do flúor é considerado o último passo da profilaxia dentária.

Com que frequência a profilaxia dentária deve ser feita em crianças?

A prevenção é sempre o melhor remédio quando o assunto é saúde bucal infantil. Justamente por isso, é recomendado a visita periódica ao dentista para realização da limpeza dos dentes. “A profilaxia dentária deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao ano, mas não é uma regra”, afirma a Dra. Thalyta.

Dependendo da qualidade da higiene bucal diária da criança, o intervalo pode ser menor para remover o acúmulo de placa aderida ao dente. “Pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos e crianças com dificuldades motoras durante a escovação, por exemplo, devem retornar ao consultório com intervalos menores do que seis meses, sempre seguindo a recomendação do odontopediatra”, finaliza.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Thalyta Braga - Dentista formada pela Universidade Veiga de Almeida. Especializada em odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic. Atende em consultório particular na Vila Valqueire - RJ 
CRO-RJ: 46.146


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal