Problemas respiratórios contribuem para a necessidade de usar aparelho ortodôntico?
Diferentes razões podem fazer com que uma pessoa precise usar aparelho ortodôntico. Será que problemas respiratórios estão entre os possíveis motivos?
Diferentes razões podem fazer com que uma pessoa precise usar aparelho ortodôntico. Será que problemas respiratórios estão entre os possíveis motivos?

Publicador de Conteúdos e Mídias

Problemas respiratórios geram necessidade de usar aparelho?

Dentes tortos ou desalinhados e mordida cruzada são as motivações mais conhecidas que levam uma pessoa a usar aparelho ortodôntico. Diversos fatores podem originar esses problemas, como hábitos prejudiciais aos dentes e doenças como o bruxismo. Além dessas causas relac

29/09/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dentes tortos ou desalinhados e mordida cruzada são as motivações mais conhecidas que levam uma pessoa a usar aparelho ortodôntico. Diversos fatores podem originar esses problemas, como hábitos prejudiciais aos dentes e doenças como o bruxismo. Além dessas causas relacionadas mais diretamente à saúde bucal, outras questões também podem resultar na necessidade do tratamento ortodôntico. Será que problemas respiratórios estão entre elas? O ortodontista Sérgio Henrique Casarim esclarece essa questão.

Respiração influencia o crescimento dos ossos da face

A respiração é um importante estímulo para crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos da face. Segundo o ortodontista, o desenvolvimento dos ossos e tecidos moles estão intimamente relacionados. Um dos responsáveis pelo crescimento adequado dos ossos faciais é o estímulo causado pela passagem do ar, ou seja, pela respiração adequada. “Se uma pessoa respira muito pela boca, não existirá um estímulo adequado para crescimento dos ossos maxilares, o que poderá provocar alterações de crescimento”, esclarece.

Problemas respiratórios podem provocar necessidade de tratamento ortodôntico

Nesses casos em que o indivíduo não respira adequadamente, ele poderá ficar com o céu da boca muito profundo e provocar uma mordida cruzada. Além disso, uma língua mal posicionada, mais baixa que o normal, pode provocar um afinamento da face e um crescimento mais para baixo da mandíbula, entre outros problemas, que fazem parte da chamada Síndrome do Respirador Bucal.

Quando o crescimento dos ossos maxilares não está acontecendo adequadamente, pode ser necessária a utilização de aparelhos ortodônticos. “Poderá ser indicado um disjuntor palatino na maxila em casos de mordida cruzada ou um aparelho para avançar a mandíbula em casos onde ela está com um desenvolvimento atrasado”, explica.

Como deve ser feito o tratamento nesses casos?

O tratamento para esse tipo de paciente deverá ser multidisciplinar. “A atenção de um ortodontista, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista poderá ser necessária nesses casos”, afirma. Cada profissional irá trabalhar focado em sua especialidade e, assim, irão juntos compor o tratamento adequado.

Atenção para outros problemas bucais!

Além da necessidade do uso do aparelho ortodôntico, os pacientes respiradores bucais possuem também um maior ressecamento das mucosas e dentes. “Esse quadro pode provocar uma maior tendência ao aparecimento de cáries e problemas gengivais”, explica o dentista. Tudo isso faz parte da síndrome do respirador bucal. Portanto, atenção! É preciso estar atento e procurar o auxílio de profissionais para prevenir as possíveis consequências desse quadro para o seu sorriso.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Henrique Casarim Fernandes - Ortodontia e Ortopedia Facial
Juiz de Fora - MG
CRO-MG: 15649

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias