19.03.2021

Passo a passo da limpeza da língua: saiba como higienizar a região e eliminar a saburra lingual

Inicie a limpeza da língua depois do uso do fio dental e antes da escovação dos dentes. Dessa forma, é possível evitar que o creme dental dificulte a remoção da saburra lingual - que é aquela camada branca onde ficam as bactérias e os restos alimentares.
Inicie a limpeza da língua depois do uso do fio dental e antes da escovação dos dentes. Dessa forma, é possível evitar que o creme dental dificulte a remoção da saburra lingual - que é aquela camada branca onde ficam as bactérias e os restos alimentares.

Quando se trata de higiene bucal, a limpeza da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. Capaz de remover o acúmulo de placa bacteriana e a saburra lingual, o hábito pode prevenir algumas das piores doenças bucais, como a cárie, tártaro, mau hálito e outras. Mas será que você sabe como escovar a língua? Para te ajudar, o time de Sorrisologia se juntou à especialista em halitose Ana Elisa para montar um passo a passo de como higienizar a região utilizando o raspador de língua e outros produtos indicados para a tarefa. Dá só uma olhada!

Por que é importante realizar a limpeza da língua?

Muito se fala sobre a importância de fazer a limpeza da língua, mas você sabe quais benefícios essa prática pode trazer para sua saúde bucal? De acordo com a especialista, o hábito é fundamental para combater a concentração de saburra lingual. “Na superfície da língua ocorre acúmulo de placa bacteriana e grande produção de compostos sulfurados voláteis, conhecido como enxofre, que causa mau hálito”, explica.

Sendo assim, ao promover a limpeza da língua, é possível manter a saúde bucal em dia e evitar o aparecimento de doenças comuns, como halitose, cáries, tártaro e gengivite. Além disso, a atitude de escovar a língua ajuda a controlar o fluxo salivar e, consequentemente, driblar o surgimento de cáries e outros problemas causados pela alteração do pH da boca e a proliferação de bactérias.

A frequência da limpeza da língua pode variar de acordo com o paciente

Para surpresa de alguns, a limpeza da língua pode variar de acordo com a velocidade de formação da saburra lingual. "Muitas pessoas necessitam de remoção diária, outras podem apenas acompanhar e limpar eventualmente, quando necessário”, revela a profissional. No entanto, de maneira geral, a limpeza da língua costuma ser indicada para todas as vezes em que escovamos os dentes ou pelo menos uma vez por dia, principalmente à noite.

Produtos para limpeza da língua podem tornar o hábito mais prático e eficaz

Você pode até acreditar que as cerdas macias da escova são suficientes para manter a limpeza da língua em dia, mas não é bem assim. “A escova de dentes e o limpador de língua presente nas costas da escova não são adequados, pois não atingem a região mais posterior da língua e não removem adequadamente a saburra lingual”, conta a dentista.

Por isso, o ideal é investir em produtos adequados para realizar a limpeza da região. O limpador e raspador de língua, por exemplo, são ótimas opções. Disponível no mercado em metal e em plástico, com ou sem cerdas, esses instrumentos têm na sua ponta um final arredondado, onde se deve encaixar a língua. Dessa forma, eles possibilitam uma limpeza da língua mais eficaz, já que removem todos os pequenos agentes presentes na área.


Esse artigo contou com a participação de:

Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica; Especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose; Habilitada em laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose)
CRO-RS: 13490


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal