22.06.2022

Aparelho de contenção: para que serve?

O aparelho de contenção pode ser fixo ou móvel e o seu tempo de uso é variável
O aparelho de contenção pode ser fixo ou móvel e o seu tempo de uso é variável

Nem todo mundo sabe, mas a retirada do aparelho não representa o fim do tratamento ortodôntico. Para garantir que os dentes continuem alinhados a longo prazo, é necessário utilizar um dispositivo chamado aparelho de contenção, que pode ser móvel ou fixo. Tanto o tempo de uso quanto os cuidados com a higienização tendem a variar de acordo com o modelo escolhido. Por isso, é importante conversar com o profissional que te acompanha para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.

Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Priscila Almeida explica melhor o que é aparelho de contenção e como deve ser a sua manutenção. Confira!

Para que serve o aparelho de contenção?

Como o próprio nome sugere, o aparelho de contenção serve para “conter” o deslocamento dos dentes após a retirada do aparelho ortodôntico. “Ele é indicado para fazer a finalização do tratamento ortodôntico, pois mesmo que os dentes estejam alinhados com o aparelho, após a retirada, eles podem se mover. A contenção garante que eles fiquem no mesmo lugar enquanto acontece a regeneração óssea na arcada dentária, que fecha os espaços deixados pela movimentação dos dentes”, esclarece a Dra. Priscila Almeida.

Quanto aos diferentes tipos de contenção, existem dois principais: o aparelho de contenção móvel e o aparelho de contenção fixo, também chamado de barra de contenção. “O móvel é moldado na boca do paciente e composto por partes em resina e em metal, podendo ser utilizado na arcada superior e inferior. Já o fixo é composto por um fio metálico na parte interna dos dentes. Geralmente, é mais utilizado na arcada inferior”, descreve a profissional.

O modelo adequado deverá ser definido pelo dentista após avaliação individual. Segundo a Dra. Priscila, “atualmente, os estudos científicos mostram que o mais indicado para dar continuidade no tratamento é a contenção móvel”. Por ser removível, este tipo de contenção de aparelho facilita a higienização bucal e diminui riscos de perda óssea e doenças periodontais.

Aparelho de contenção é para sempre? Entenda!

O tempo de uso do aparelho de contenção varia de acordo com cada caso e tem influência direta do modelo escolhido – móvel ou fixo. “Somente o dentista poderá responder ao certo até quanto tempo será necessário, mas as contenções móveis geralmente são indicadas para uso diurno e noturno, após a retirada do aparelho fixo, de 6 meses a 1 ano. Em alguns casos, o uso pode ser somente noturno. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado, devendo ser acompanhados com radiografias panorâmicas”, orienta a Dra. Priscila.

Limpeza do aparelho de contenção: como deve ser a higiene bucal?

Assim como o tempo de uso, a forma de higienizar o aparelho de contenção também é influenciada pelo modelo utilizado. “O aparelho móvel de contenção deve ser higienizado sempre que removido da boca. O ideal é escová-lo com uma escova própria para isso e usando apenas água. Se for guardá-lo, seque bem antes. Já a contenção fixa vai demandar de uma escovação mais caprichada, uma escova em tufos e visitas mais frequentes ao dentista para profilaxia e raspagem”, ensina a dentista. Estes cuidados são essenciais para garantir o sucesso do tratamento ortodôntico e não devem ser deixados de lado.

Redação: Dóris Marinho


Tags:

saúde bucal ortodontia aparelho ortodôntico

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal