Ortodontia: que cuidados devo ter durante o uso de um mantenedor de espaço?
Mantenedores de espaço, fixos ou móveis, precisam ser higienizados para evitar o acúmulo de placa bacteriana
Mantenedores de espaço, fixos ou móveis, precisam ser higienizados para evitar o acúmulo de placa bacteriana

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ortodontia: como cuidar do meu mantenedor de espaço?

Na ortodontia, os manetedores de espaço evitam que os dentes se movam impedindo o nascimento de dentes permanentes ou a colocação de implantes. Saiba mais que cuidados tomar enquanto usá-los.

02/06/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Realizar tratamento ortodôntico na infância requer alguns cuidados, sabia? Isso porque os dentes ainda estão em formação, o que demanda o uso de algumas peças ortodônticas específicas. O mantenedor de espaço, em especial, é um tipo de dispositivo ortodôntico utilizado para preservar os dentes em suas posições quando necessário. Geralmente, ele é instalado para garantir a correta erupção dos dentes permanentes, mas também pode auxiliar em tratamentos de adultos.

Por ser uma pecinha de metal que fica acoplada nos dentes, o mantenedor pode acabar acumulando placa bacteriana com o tempo. Por isso, é muito importante saber como cuidar da higiene bucal durante o tratamento. O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que explicou melhor como funciona o mantenedor de espaço e deu dicas de quais cuidados tomar durante o seu uso. Continue lendo para descobrir!

O que é um mantenedor de espaço e para que ele serve?

De acordo com a dentista, o mantenedor de espaço é um dispositivo que pode auxiliar bastante na formação da arcada dentária da criança, prevenindo possíveis problemas de má oclusão. “Trata-se de um dispositivo ortopédico, indicado para o tratamento infantil, que tem a função de preservar a oclusão, mantendo os dentes em suas posições corretas. Ele impede a movimentação dos dentes decíduos e permite que os dentes permanentes nasçam na posição correta”, explica a especialista.  

É importante destacar que existem mantenedores de espaço fixos e removíveis, que podem ser indicados de acordo com as necessidades e com o perfil odontológico de cada paciente. Os mantenedores removíveis, por exemplo, são recomendados para adultos e crianças mais velhas que já sabem administrar o uso do apetrecho por conta própria. Eles lembram muito os aparelhos ortodonticos móveis e geralmente são feitos com material de acrílico. Já os fixos, possuem 4 tipos: banda e alça (unilateral), coroa e alça, guia de erupção distal e lingual (também conhecido como arco de Nance). Esses são recomendados para todas as idades, mas especialmente para crianças menores que ainda precisam de ajuda nos cuidados bucais. 

Cuidados durante uso de mantenedor de espaço

Assim como tudo na ortodontia, quem usa aparelho mantenedor de espaço também precisa manter uma boa rotina de cuidados com a saúde bucal. Segundo a cirurgiã-dentista Priscila Almeida, as recomendações são bem simples e devem ser praticadas de forma rigorosa para preservar a qualidade do tratamento e evitar a formação de doenças bucais, como a cárie e a periodontite, ao longo de todo o processo. “É fundamental que o paciente faça a escovação da região com uma escova macia e que evite o consumo de alimentos duros e pegajosos, pois eles podem danificar o dispositivo”, orienta.

Além da escova de dentes, outro item que não pode ficar de fora da higiene bucal de quem usa mantenedor e espaço é o fio dental. Só ele é capaz de fazer a limpeza do espaço entre os dentes e envolta das estruturas do modelo instalado, principalmente dos mantenedores fixos. Agora, se você usa um mantenedor removível, além de escovar os dentes, também é necessário fazer a limpeza do aparelho, que pode ser realizada com a própria escova. 

Mantenedor de espaço: em que casos é indicado?

O Mantenedor de espaço é bastante recomendado para crianças que estão passando pela fase de troca dos dentes de leite pelos permanentes, conforme explica a dentista: “Ele é indicado para preservar o espaço deixado pela perda precoce de um dente de leite, permitindo que o dente permanente nasça na posição correta. Além disso, ele também impede que o espaço feche devido a migração dos dentes vizinhos”. Entretanto, o tratamento também pode ser usado em pacientes adultos que perderam seus dentes e pensam em colocar implante dentário no futuro.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias