Odontopediatria estética: conheça essa especialidade e os benefícios que ela traz para a saúde bucal infantil

Você sabia que a odontopediatria também trabalha com procedimentos estéticos? Conheça mais sobre essa área da saúde bucal infantil
Você sabia que a odontopediatria também trabalha com procedimentos estéticos? Conheça mais sobre essa área da saúde bucal infantil

A primeira visita ao dentista precisa ser feita ainda quando criança. Esse acompanhamento desde cedo ao odontopediatra é importante para acompanhar o nascimento dos dentes de leite, a transição da dentição permanente, o andamento da higiene bucal, prevenção e tratamento de cáries, entre outras medidas. Mas além da parte preventiva da saúde bucal infantil, existe também a área da odontopediatria estética. Você já ouviu falar nesse ramo? O Sorrisologia entrevistou a profissional Aline Pedroni, que explicou tudo sobre essa especialidade. 

O que é a odontopediatria estética? 

Para quem ainda não sabe, a odontopediatria é a área da odontologia voltada para os cuidados bucais de bebês e crianças. Dentro dela, vários procedimentos podem ser realizados, entre eles os procedimentos estéticos - que envolvem a estética do dente e da mordida do pequeno.

Aline conta que, antigamente, não era comum falar de estética na odontopediatria, era considerado um assunto pouco relevante na área infantil. "Hoje, a odontologia abrange conceitos mais humanizados e conhecemos estudos que mostram que a criança pequena (aproximadamente a partir dos 3 anos de idade) já tem um senso estético importante e isso interfere diretamente na sua qualidade de vida", revelou.

O que mudou com a odontologia estética?

Com a odontopediatria estética, muita coisa mudou nos consultórios dentários. A especialista conta que era comum o dentista aguardar a troca dos dentes de leite pelos permanentes para realizar os tratamentos que corrigissem a mordida. "Hoje sabemos que quanto antes intervir, melhor - seja de forma preventiva (com conselhos de prevenção da doença cárie e para o correto crescimento das arcadas dentárias, como dicas de aleitamento materno e mastigação -, seja de forma interceptiva - quando já se faz necessário o uso de aparelhos ou outros métodos para corrigir e guiar o correto crescimento das arcadas dentárias", apontou.

Outra coisa muito comum era realizar tratamento de canal somente nos dentes permanentes, extraindo os decíduos que estavam com cárie ou algum problema na sua estrutura antes do tempo. "Hoje fazemos de tudo para salvar o dente de leite, mesmo vindo outro permanente no lugar, pois sabemos que sua perda precoce está diretamente ligada à estética e função". 

Quando um dente de leite é restaurado, são usados materiais restauradores mais estéticos que se assemelham ao dente, como as restaurações em resina composta e as coroas de acetato ou coroas em zircônio. Esses procedimentos permitem devolver a cor natural dos dentes, a forma e a função.

Na odontologia estética, uma criança pode fazer clareamento dental?

Mas apesar da busca pela estética logo na primeira idade, a odontopediatra revela que o clareamento dental não pode ser feito nos dentes de leite. "Também não devem ser usados cremes dentais com ação de branqueamento, pois podem prejudicar a estrutura que recobre o dente e causar sensibilidade", atentou.

Muitos pais acham que dente do filho nasceu amarelado, mas essa impressão se dá porque, durante a fase de troca, os dentes permanentes ficam em contato próximo com os de leite, destacando a diferença de cor entre eles. "Os decíduos levam o apelido de “dentes de leite” justamente por ter como característica principal a cor mais branquinha", esclareceu. Sendo assim, espere toda a dentição adulta se formar para fazer o clareamento de forma segura com o dentista de confiança e atualizado na área estética.

Esse artigo contou com a participação de:

Aline Pedroni Pereira
CRO 103155
Aperfeiçoamento em Ortodontia Corretiva e Dentistica restauradora (Odontologia Estética); Especialização em Ortopedia Funcional dos Maxilares - área que previne e trata os problemas de mordida e crescimento facial com o uso de aparelhos removíveis; Mestrado em Odontologia na área de Odontopediatria pela Unicamp.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil