O uso de aparelho impede a realização de limpeza dental?
É possível fazer a limpeza dental mesmo usando aparelho ortodôntico. Saiba mais
Compartilhar em suas redes
A limpeza dental feita no consultório é um dos cuidados mais importantes na manutenção da saúde bucal. O tratamento promove a higienização profunda e polimento dos dentes, removendo a placa bacteriana e tártaro por meio de uma raspagem. Os dentistas recomendam a limpeza dentária para pacientes de todas as idades a cada seis meses, mas algumas pessoas ficam em dúvida se o uso de aparelho ortodôntico impede a realização do procedimento. Para esclarecer essa questão, conversamos com a dentista Patrícia Almeida.
É possível fazer limpeza dental durante o tratamento ortodôntico?
A profilaxia consiste na limpeza dentária feita no consultório odontológico. Segundo a dentista Patrícia Almeida, todas as pessoas devem realizar o procedimento para remoção da placa bacteriana e do tártaro periodicamente, principalmente quem usa aparelho nos dentes. A profissional explica que o tratamento é extremamente importante nesses casos, pois os braquetes e aros dificultam a higiene diária do paciente. “É possível e é imprescindível, já que muitas vezes as pessoas não conseguem limpar direito em casa por conta dos elásticos e do ferro do aparelho. Então acaba acumulando tártaro, que pode levar a cáries e outros problemas”.
A limpeza profunda nos dentes de quem usa aparelho ortodôntico é feita da maneira tradicional. O dentista começa pela remoção do tártaro, utilizando um aparelho de ultrassom. Em seguida, o profissional usa um jato de bicarbonato e uma escova rotatória com pasta profilática para limpar e polir os dentes. Ao final, é feita a aplicação de flúor e uso do fio dental. A dentista comenta que o aparelho não interfere em nenhuma etapa durante o processo, mas exige um cuidado maior com o arco. “O dentista consegue retirar a ligadura elástica, a borrachinha, mas sem remover os bráquetes para fazer a raspagem e a limpeza”.
Limpeza dental de quem usa aparelho deve ser feita em uma frequência maior
A limpeza profunda dos dentes é indicada a cada seis meses. Contudo, quem usa aparelho acumula mais resíduos e, por essa razão, o procedimento pode ser feito com mais frequência, dependendo da orientação do dentista. “O paciente tem que fazer essa limpeza a cada dois meses para a retirada mais completa”, informa a dentista, que reforça a importância da escovação na rotina de cuidados de quem usa aparelho. “Precisa escovar com uma escova interdental e a pasta precisa ser com mais partículas de flúor por gota, pois quem usa aparelho tem mais chances de ter cárie”.
O uso do aparelho ortodôntico também requer uma atenção especial com o fio dental. A etapa é feita com auxílio de um passa fio, uma espécie de agulha que facilita a passagem do fio entre os dentes. O ritual é indispensável e ajuda na redução da placa bacteriana e tártaro. Para finalizar, o paciente pode fazer um bochecho com enxaguante bucal, contanto que o produto seja indicado pelo dentista.
Participou dessa matéria a especialista:
Patrícia Almeida, dentista, especialista em reabilitação oral e estética, integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).
Redação: Joanna Dark