11.05.2017

O siso tem se tornado um dente em extinção? Veja o que um dentista tem a dizer sobre o assunto

De acordo com alguns dentistas, os sisos podem ser excluídos da anatomia bucal futuramente. Será verdade?
De acordo com alguns dentistas, os sisos podem ser excluídos da anatomia bucal futuramente. Será verdade?

Você anda muito preocupado por que o seu siso ainda não nasceu? Embora pareça um pouco estranho, a falta desse dente é bem comum. Muitos dentistas até acreditam que o famoso dente do juízo pode se tornar extinto da anatomia bucal. Será possível que isso aconteça com os futuros pacientes? Convidamos a cirurgiã-dentista Lívia Prastes para desvendar sobre essa possibilidade.

Entenda a função do siso

Em primeiro lugar, é necessário entender a real função desse dente. Muita pessoas costumam associar o sorriso apenas com a questão estética. Mas, de modo geral, os dentes e a boca fazem parte do sistema digestivo e possuem o papel de partir e mastigar alimentos. O siso tem a mesma função entre eles. “Quando este dente tem espaço para nascer e consegue tocar no seu vizinho da maxila ou da mandíbula, ele ajuda na mastigação”, relata a dentista.

O dente pode ser extinto?

O sistema estomatognático (que envolve todos os músculos da mandíbula) vem se adaptando cada vez mais ao modo de alimentação do ser humano. A especialista revela que, embora não seja algo muito comprovado, essa teoria faz sentido se pensarmos que, por conta das mudanças na consistência dos alimentos, esse dente se tornou desnecessário para a mastigação. “Antigamente nos alimentávamos de comidas mais duras, como brotos, sementes e raízes, que exigiam mais trabalho por parte dos maxilares para triturá-los. Hoje em dia, a exigência é menor, pois os alimentos são cozidos e processados”, explica. Devido a essa evolução, é possível prever a extinção do quarto molar, o siso.

Em qualquer caso, fale com o seu dentista

Tanto pela falta, quanto pela presença do dente, é importante procurar um profissional para saber lidar com a situação - principalmente quando o siso vem lhe causando algum incômodo. Visitar um dentista desde a infância também é uma ótima forma de acompanhar o nascimento dos sisos. Assim fica mais fácil saber se os molares vão realmente nascer ou se haverá a necessidade de extração. 

Agora, se ficarem, precisa saber o melhor método de higienizar os sisos. Eles são os últimos dentes da arcada, por isso, têm o costume de serem esquecidos durante a escovação. Lembre-se sempre de passar a escova e o fio dental até nesses lugares mais escondidos, pois é lá que costuma acumular mais placa bacteriana. Visite seu odontologista de confiança e garanta um tratamento de sucesso. 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal