O que é gengivite ulcerativa?
A gengivite ulcerativa é a versão mais grave da gengivite comum. Pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido estão mais suscetíveis a ela. Leia mais para saber como evitá-la
Compartilhar em suas redes
A gengivite é uma doença bucal muito comum e de fácil solução. Essa inflamação na gengiva é causada pelas bactérias comumente encontradas na nossa boca. Geralmente, ela é tratada apenas com a limpeza dental feita por um dentista. Mas uma variante mais grave dessa doença também pode acometer a gengiva: a gengivite ulcerativa necrosante aguda (também conhecida como GUNA). Esse tipo de gengivite é muito mais agressivo e precisa de um tratamento mais longo. Continue lendo para saber mais sobre a doença, como evitá-la, quais suas consequências e o tratamento para ela.
O que é a gengivite ulcerativa?
A gengivite ulcerativa necrosante aguda é causada pelas mesmas bactérias que causam a versão mais comum da doença. A doença também é conhecida como boca de trincheira, por ter se tornado comum entre os soldados durante a Primeira Guerra Mundial, no início do século XX. Hoje em dia, ela é bem mais rara, acometendo mais comumente pessoas que possuem o sistema imunológico deprimido, seja por outras doenças ou por medicamentos, e mesmo entre essa população, ela tem pouca presença. Por conta dessa deficiência, o corpo não consegue controlar naturalmente a ação das bactérias, que acabam se multiplicando de maneira descontrolada. A doença não é contagiosa, e pode se aproveitar de alimentação deficitária, higiene bucal deficiente, estresse físico ou emocional, e falta de sono, para se intensificar.
Quais são os sintomas da gengivite ulcerativa?
Enquanto a gengivite comum causa apenas inchaço e sangramento ao escovar e passar fio dental, a gengivite ulcerativa possui sintomas mais sérios. Os sintomas da versão mais brandas são aumentados, e também é comum o paciente sofrer com:
- Febre;
- Mau hálito muito forte;
- Dores pelo corpo;
- Extremidades da gengiva feridas e cobertas de tecido necrosado;
- Produção excessiva de saliva;
- Linfonodos do maxilar inchados;
- Dor ao mastigar e ao engolir.
Caso sinta algum desses sintomas, procure um dentista rapidamente para uma análise clínica. Assim, é possível identificar o problema logo no início e evitar que ele se desenvolva.
Consigo tratar a gengivite ulcerativa sozinho em casa?
Não. Para ter certeza de que o que você está sentindo é gengivite ulcerativa necrosante aguda, é preciso ir a um dentista. Só ele poderá analisar bem o conjunto de sintomas, e indicar o tratamento correto. Para acabar de vez com a doença, é preciso que o dentista faça uma limpeza infragengival, o que só é possível no consultório com as ferramentas adequadas. Dependendo da gravidade do caso, também é necessário utilizar antibióticos para controlar a proliferação das bactérias responsáveis pela inflamação. O que pode ser feito em casa é a melhora na higiene bucal, que colabora para a resolução do problema.
Como evitar a Gengivite Ulcerativa?
A maneira mais fácil de evitar a gengivite ulcerativa necrosante aguda é através da higiene bucal. Pessoas que estão com o sistema imune deprimido por outra doença ou por algum medicamento devem redobrar os cuidados para evitar que o problema surja. Isso significa aumentar a atenção na hora de passar o fio dental, trocar a escova dental para por uma de cerdas mais macias para evitar ferir a gengiva durante a escovação, e utilizar água salgada ou peróxido de hidrogênio como enxaguante bucal para controlar a população de bactérias na boca.