O que é aparelho lingual? Quando ele é indicado?
O aparelho lingual fica posicionado atrás dos dentes, de forma mais discreta, e garante um tratamento ortodôntico bem rápido.
Compartilhar em suas redes
O aparelho lingual é uma estrutura ortodôntica discreta bastante indicada para alinhar os dentes. Ao contrário do aparelho convencional, ele fica posicionado atrás dos dentes, sem comprometer tanto a estética e garantindo um tratamento eficiente. Mas, será que esse tipo de aparelho é indicado em todos os casos? Como deve ser feita a sua manutenção? Para responder essas questões, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que esclareceu vários pontos importantes. Confira!
O que é e para que serve o aparelho lingual?
Embora seja posicionado na parte de trás dos dentes (de modo que fica imperceptível no sorriso), o aparelho lingual tem um método de tratamento semelhante ao aparelho fixo convencional. Geralmente, ele é feito com fios de níquel-titânio, que são mais flexíveis e permitem uma boa movimentação dos dentes. Os bráquetes tendem a ser pequenos e, de acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, podem ser autoligados, evitando a utilização de amarrilhos metálicos ou ligaduras elásticas.
De acordo com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, o aparelho lingual pode ser usado para consertar mordidas abertas, cruzadas e, inclusive, em casos que demandam a cirurgia ortognática. “O aparelho lingual, assim como os demais aparelhos ortodônticos, tem indicações específicas. Foi criado com a intenção de se obter um tratamento estético e praticamente invisível. Atualmente, a técnica pode ser indicada para diferentes tipos de más-oclusões”, destaca.
Em que casos o aparelho lingual é indicado?
Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, o paciente deve realizar exames de imagem e fazer uma análise com um dentista de confiança. O aparelho lingual, em especial, é indicado para adolescentes e adultos que já têm os dentes permanentes e, preferencialmente, em tamanho padrão. Dentes pequenos, em contrapartida, podem não acomodar bem esse tipo de aparelho. O mesmo serve para crianças com dentes de leite, que devem realizar outro tipo de tratamento ortodôntico.
A grande vantagem do aparelho lingual é que ele garante, geralmente, um menor tempo de tratamento e é 100% personalizado para o paciente. Além disso, ele pode ser instalado tanto na arcada inferior quanto na superior e traz mais praticidade, pois não precisa ser removido (é um modelo fixo). De acordo com a cirurgiã-dentista, ele pode ser utilizado para corrigir e tratar os seguintes problemas odontológicos:
- Fechamento de pequenos espaços ou diastemas;
- Correção limitada de mordidas profundas;
- Correção do mau alinhamento de dentes individuais e apinhamento moderado;
- Correção de mordidas cruzadas moderadas anterior e lateral;
- Intrusão de dentes anteriores superiores e inferiores;
- Casos com extração de incisivo inferior;
- Correção simples de torque (de movimento das raízes dentárias).
Manutenção do aparelho lingual deve ser feita regularmente
Assim como outros aparelhos fixos, o lingual exige uma manutenção mais cuidadosa e regular, que deve ser feita com um profissional especializado. “A manutenção deve ser realizada de acordo com o plano de tratamento do ortodontista, podendo ser quinzenal ou mensal”, finaliza a especialista. Para evitar problemas bucais durante o tratamento, é de suma importância redobrar os cuidados com a higienização. Durante a escovação, o paciente deve limpar bem a área dos bráquetes e da gengiva, realizando movimentos de baixo para cima, e ainda utilizar fio dental todos os dias para evitar o acúmulo de placas bacterianas.