O que é a odontologia do sono? Saiba mais sobre a área que atua no tratamento do ronco e apneia
A odontologia do sono é uma especialidade relativamente recente da odontologia que permite ao cirurgião-dentista capacitado tratar alguns distúrbios do sono, como o ronco e a SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), segundo o ortodontista e especialista em DTM Robson Caumo. Essa &
Compartilhar em suas redes
A odontologia do sono é uma especialidade relativamente recente da odontologia que permite ao cirurgião-dentista capacitado tratar alguns distúrbios do sono, como o ronco e a SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono), segundo o ortodontista e especialista em DTM Robson Caumo. Essa área é fundamental para a saúde do paciente, pois está relacionada diretamente a respiração do indivíduo, e sem o tratamento certo, as consequências podem ser graves. Entenda mais sobre o assunto a seguir.
A relação da saúde bucal com o ronco e apneia
Conforme o dentista explica, a saúde bucal em si não é tão afetada, mas o que pode acontecer é o ressecamento das mucosas orais, favorecendo de certo modo o surgimento de alguns problemas bucais como a formação de cárie, placas bacterianas e tártaro. Entretanto, todo o processo ocorre de forma indireta. Além disso, o especialista faz um alerta: “A SAOS pode muito perigosa para a saúde geral do paciente, podendo levá-lo até à morte”. Se você suspeita que está passando por esse problema, a melhor alternativa é buscar um especialista no assunto!
6 sintomas para ficar atento
• Sonolência durante o dia
• Cansaço mesmo após "dormir" a noite (o que não significa ter uma boa noite de sono)
• Irritabilidade
• Ganho de peso
• Insônia
• Dor de cabeça ao acordar
Como é a atuação de um profissional da odontologia do sono?
O especialista capacitado em odontologia do sono é capaz de diagnosticar e tratar distúrbios do sono, como o ronco e a apneia, através de aparelhos intraorais (AIO). “Nos casos leves de SAOS, é possível substituir o CPAP - um equipamento nasal indicado para o tratamento da apneia. Já nos casos moderados, ele é um ótimo coadjuvante, alternando o uso entre os dois aparelhos”, explica o especialista. Nos casos de ronco, por outro lado, o uso dos aparelhos intraorais têm se mostrado muito eficientes. “Vale lembrar que um correr o diagnóstico dos distúrbios do sono, assim como o correto tratamento, pode salvar a vida do paciente”, conclui.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043