17.12.2015

Nozes, vinho, rabanadas: as delícias da ceia de natal e os perigos para a saúde do seu sorriso

As festas de fim de ano são marcadas por muitas comidas gostosas. Mas tanta delícia também pode ser prejudicial para a saúde da sua boca e exige cuidados
As festas de fim de ano são marcadas por muitas comidas gostosas. Mas tanta delícia também pode ser prejudicial para a saúde da sua boca e exige cuidados

Fim de ano é marcado por festas entre amigos e família e muita comida gostosa. Apesar de ser uma época tão divertida, quem pode acabar sofrendo com tudo isso é o seu universo bucal se os devidos cuidados não forem tomados. É importante ficar atento às delícias do natal e manter a higiene bucal todos os dias. A dentista Dulce Helena e o Sorrisologia vão mostrar o que é preciso para não exagerar na dose e manter seu sorriso mais lindo a cada ano.

Nozes e castanhas podem prejudicar tratamento ortodôntico

Antes da ceia, quem não gosta de beliscar essas delícias crocantes? Apesar destes alimentos durinhos serem tão importantes para a manutenção da nossa saúde gengival, pelo poder de autolimpeza e restruturação das fibras, Dulce afirma que devemos manter cuidados especiais no momento de mastigá-los. "A acidez em sua composição pode danificar o esmalte dental e provocar desgaste. Além disso, pacientes que fazem uso de aparelhos ortodônticos e próteses devem ter o cuidado na mastigação para não provocar quebras ou forças excessivas", avisa.

Vinho e refrigerante: não exagere na dose

Dulce garante que a ingestão de uma taça de vinho diária é uma fonte importante de melhora em nossa circulação sanguínea. Porém, os riscos de seu consumo podem causar danos. "A coloração, principalmente dos vinhos tintos, pode provocar uma pigmentação extrínseca no esmalte dental e também na mucosa bucal o que prejudica a estética". Já a erosão dentária é causada pelo teor alcoólico juntamente com sua acidez. A ingestão de água, além de preparar o paladar para seu consumo, contribui no equilíbrio do ph salivar e diminui o risco de erosões.

Os doces precisam ser consumidos com responsabilidade

Chocotone, rabanada, pudim... As sobremesas não podem faltar na noite de natal. Porém, é importante fazer um consumo consciente dessas delícias. Segundo a dentista, alimentos adocicados são fontes ricas de carboidratos e que em contato com a saliva podem provocar a formação de placa bacteriana. "Isto leva à diminuição do PH salivar o que favorece o risco de cárie dentária. Além disso, sua composição pastosa não ajuda na autolimpeza dental, o que fazem com que fiquem aderidos por mais tempo em superfícies dentais e dificultam a escovação".

Mantenha sua higiene bucal

A especialista comenta que tudo pode ser consumido desde que haja moderação e mantendo sempre a higiene bucal, mesmo em épocas festivas."Um Natal gostoso é aquele em que a família mantém tradição em relação à carnes, doces, frutas secas, cristalizadas e bebidas alcoólicas. Tudo pode ser ingerido sem prejuízo para os dentes se seguirmos o padrão de higiene bucal", recomenda.

Use uma ferramenta que traga multibenefícios para o seu sorriso

Escova e creme dental sempre! Mas para deixar sua limpeza mais bacana é importante usar outro item importante para o seu sorriso: o fio dental. Seu modelo multibenefícios além de remover todo o restinho de comida desta época do ano, previne doenças gengivais, possui um deslizamento bem macio e ainda deixa seu hálito com aquele sabor de menta. Bom demais para você prevenir seu sorriso de doenças e deixá-lo bem limpo para poder desejar boas festas com muita refrescância.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal