Minha restauração caiu: o que fazer? Especialista indica todas as orientações para esse problema

09.06.2020

Minha restauração caiu: o que fazer? Especialista indica todas as orientações para esse problema

Esteja preparado para quando esse acidente acontecer, seguindo todas as medidas da dentista Rhianna Barreto
Esteja preparado para quando esse acidente acontecer, seguindo todas as medidas da dentista Rhianna Barreto

Você estava comendo alguma coisa quando ouviu um "crec" vindo de dentro da sua boca. Quando foi conferir, descobriu que a sua restauração dentária quebrou. O que fazer agora? O Sorrisologia entrevistou a especialista Rhianna Barreto, que esclareceu todos os cuidados com o dente nesse momento e o que deve ser feito quando a obturação soltar.

A restauração do dente caiu: o que pode causar essa queda?

Embora o paciente fique surpreso, é bastante comum esse problema acontecer. Existem vários motivos que fazem uma restauração quebrar. A dentista revela as principais causas do problema: "Pode cair por infiltração, cárie e quebra. Na maioria das vezes é por infiltração com presença de doença cárie associada", revelou.

O que fazer quando a restauração do dente cai?

A primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente um dentista. "O dente sem a restauração pode causar dor, sensibilidade, acúmulo de resíduos no interior do dente. Além disso pode evoluir para uma pulpite (inflamação na polpa do dente) sendo necessário até o tratamento de canal", atentou a especialista.

Que cuidados devemos praticar até a consulta com o dentista?

Caso a consulta com o seu dentista demore alguns dias, Rhianna indica alguns cuidados importante que todo paciente deve ter com o dente quebrado até lá: "Higienizar muito e corretamente o dente para evitar o acúmulo de resíduos no interior da cavidade exposta. Em caso de dor, tomar analgésicos e nunca aplicar nada diretamente no dente, pois alguns produtos enfraquecem o esmalte dentário causando quebra do elemento e até mesmo a necrose pulpar", orientou.

O paciente pode ficar muito tempo sem a restauração?

De jeito nenhum. O dente sem restauração fica mais frágil e susceptível à quebrar. Alem disso a dentina exposta causa sensibilidade e dor. "Também pode haver formação de cárie, levando à um quadro de inflação pulpar sendo necessário até o tratamento de canal", atentou.

O ideal e procurar um dentista o quanto antes para limpeza do dente e nova restauração ou pelo menos um curativo provisório até realizar o tratamento permanente.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal