Minha obturação caiu: o que fazer agora?
Cáries e infiltrações podem fazer a obturação cair. Saiba o que fazer se isso acontecer
Cáries e infiltrações podem fazer a obturação cair. Saiba o que fazer se isso acontecer

Publicador de Conteúdos e Mídias

Minha obturação caiu: o que fazer agora?

Cáries e infiltrações podem fazer a obturação cair. Saiba o que fazer se isso acontecer

25/01/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A obturação é um procedimento simples que visa remover a cárie do dente e preencher o espaço “vazio” com algum material provisório ou permanente. A técnica evita danos maiores à estrutura dentária e é utilizada com frequência em consultórios odontológicos. Mas, por mais que seja um procedimento resistente, é possível que a resina também sofra danos e acabe caindo ou se partindo, como se fosse um pedaço de dente normal. Por essa razão, não é raro encontrar pacientes com a mesma dúvida: “minha obturação caiu e agora?”. 

Se este é o seu caso, continue lendo! O Sorrisologia explica a seguir o que deve ser feito ao notar que a obturação caiu e está doendo. 

Hábitos inadequados podem causar a queda da obturação e outros problemas odontológicos

Se engana quem pensa que a obturação é vitalícia. A durabilidade do procedimento varia de acordo com o material utilizado e os cuidados adotados pelo paciente após se submeter à técnica. Por isso, situações em que a obturação caiu são mais comuns do que muita gente imagina! 

Entre as principais causas por trás da queda da obturação, estão o surgimento de novas cáries, infiltrações (cáries que penetram entre o dente e a restauração de resina) e/ou quebras na estrutura dentária. Esses problemas são favorecidos por hábitos inadequados, como falta de higiene bucal, mania de roer as unhas, tabagismo, usar o dente para abrir garrafas e o consumo excessivo de cafeína, por exemplo. Por essa e outras razões, é fundamental consultar regularmente o(a) dentista. 

Obturação caiu: o ideal é agendar uma consulta com o(a) dentista o mais rápido possível

Percebeu que a sua obturação caiu ou sofreu algum dano, como falhas ou rachaduras? Então, trate de buscar um atendimento odontológico para fazer uma nova restauração o quanto antes! O espaço “vazio” no dente é um prato cheio para a proliferação de bactérias e, com o passar do tempo, pode gerar problemas como surgimento de novas cáries, dor, sensibilidade, gengivite e, em alguns casos, até mesmo a necessidade de se submeter a um canal ou extração do dente.

Obturação caiu: o que fazer até ir ao dentista? 

Ok, você já deve ter entendido que o primeiro passo para tratar a queda ou quebra da obturação é visitar o(a) dentista e fazer uma nova restauração. Porém, alguns cuidados prévios podem - e devem - ser colocados em prática pelo(a) paciente antes mesmo de a consulta acontecer. 

A primeira dica é evitar o consumo de alimentos duros, que podem provocar danos ainda maiores à obturação e/ou ao dente. Se possível, evite usar o dente afetado durante a mastigação. Assim, você evita sentir dor e também diminui a possibilidade de entrar pedaços de comida no espaço deixado pela obturação. Além disso, em casos de dor, é válido conversar com o(a) dentista - mesmo que a distância - sobre a necessidade de utilizar analgésicos. Medicamentos aos quais você já está habituado a usar costumam ser uma alternativa eficaz. Mas, lembre-se: se automedicar é contraindicado. Siga sempre as orientações de um especialista!
 

Redação: Dóris Marinho

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias