Minha contenção fixa descolou: o que fazer?
Caso a contenção fixa descole dos dentes, o primeiro passo é marcar uma consulta com o dentista para reinstalar a pecinha o quanto antes
Caso a contenção fixa descole dos dentes, o primeiro passo é marcar uma consulta com o dentista para reinstalar a pecinha o quanto antes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Minha contenção fixa descolou: o que fazer?

Sua contenção fixa descolou e você não sabe o que fazer em seguida? De acordo com a dentista, o mais indicado é não mexer na pecinha por conta própria e voltar ao consultório odontológico o quanto antes para resolver o problema.

10/05/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

No final do tratamento ortodôntico, com a retirada do aparelho, é comum que seja feita a instalação da contenção fixa - aquela pecinha metálica que fica atrás dos dentes para mantê-los alinhados. Em algumas situações, no entanto, ela pode acabar soltando, embora fique presa por uma cola bem resistente. Mas, então, o que fazer quando isso ocorre? O Sorrisologia conversou com a dentista Marcelle Reis, que explicou como proceder quando a contenção fixa descola dos dentes e os cuidados necessários para evitar esse tipo de problema.

Para que serve a contenção fixa?

De acordo com a Dra. Marcelle Reis, a contenção fixa é fundamental para garantir que os bons resultados do tratamento ortodôntico sejam mantidos. Por isso, o paciente deve sempre ficar de olho na pecinha para garantir que ela está ajustada. “A contenção fixa tem a função de manter os dentes na posição ideal, alcançada durante o tratamento ortodôntico, seja ela qual for. Se ela sofrer algum dano, como quebra, soltura ou distorção, os dentes podem se movimentar e, em casos mais graves, pode ocorrer recessão gengival, que é a exposição da raiz”, explica. 

“Por esse motivo, o acompanhamento para avaliar a boa adaptação da contenção ortodôntica é imprescindível. Quando qualquer alteração é observada, o dentista deve ser imediatamente informado e o aparelho substituído”, complementa a especialista.

Minha contenção física descolou: o que fazer de imediato?

Percebeu que a contenção fixa descolou e não sabe o que fazer em seguida? De acordo com a Dra. Reis, o mais indicado é não mexer na pecinha por conta própria e procurar um profissional especializado o quanto antes. “É muito incomum que haja algum incômodo ao soltar a contenção. Porém, o indicado é informar ao dentista, só ele poderá removê-la ou fazer o reparo necessário. Tentar remover a contenção em casa pode causar prejuízos ainda maiores, como danos à superfície dos dentes”. Vale destacar que, caso o paciente demore muito para ir ao consultório, é possível que o resultado alcançado durante o uso do aparelho ortodôntico seja afetado. Por isso, é importante instalar a contenção fixa novamente com certa urgência, ok? 

Contenção fixa descolou dos dentes: quais são as causas?

Existem alguns hábitos que podem contribuir para o descolamento da contenção fixa - principalmente relacionados à alimentação e à rotina de higiene bucal. De acordo com a dentista, quem tem esse tipo de contenção deve evitar algumas práticas. “A contenção é fixada ao dente através de um material adesivo bastante resistente. Porém, alguns fatores, como excesso de placa bacteriana, consumo de alimentos muito duros, excesso de força durante a escovação e abandono do acompanhamento pós-tratamento podem propiciar o dano à contenção”, destaca a especialista. 

Quais cuidados devo tomar com a contenção fixa superior e inferior?

De acordo com a dentista, seguindo informações de estudos odontológicos, a contenção fixa deve ser utilizada por tempo indeterminado. Ou seja, essa pecinha deve ficar instalada nos dentes de forma definitiva, sem haver uma necessidade de removê-la no futuro, por exemplo. Por isso, fazer consultas de acompanhamento e tomar uma série de cuidados com a higiene bucal é algo indispensável no longo prazo.

“Como se trata de uma superfície rugosa colada aos dentes, é comum observar uma maior propensão ao acúmulo de cálculo (placa bacteriana). Para evitar problemas como inflamações gengivais, essa área requer maior atenção durante a higienização, não devendo nunca dispensar o uso do fio-dental adequado conforme a orientação do dentista”, recomenda a profissional. 

A Dra. Reis complementa que evitar fazer força na contenção fixa (inferior ou superior) é importante para evitar acidentes. Caso contrário, é possível que a saúde dos dentes e da gengiva seja afetada. “Cuidados com a dieta também são  muito importantes, como evitar morder alimentos muito duros, pois essa região sofrerá grande impacto, levando à quebra ou deformação do fio de aço que constitui o aparelho. Algumas contenções são denominadas higiênicas e possuem um formato ondulado que acompanha a gengiva. Nessas contenções, quando há desprendimento de uma das regiões, pode ocorrer uma deformação, que gera um efeito de mola, exercendo uma força inadequada no dente, causando movimentos nos dentes e graves recessões gengivais”, finaliza a especialista.

Redação: Carolina Damasceno

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias