19.04.2022

Qual o tratamento mas eficaz para o Distúrbio Temporomandibular (DTM)?

Para tratar DTM, uma boa recomendação é usar placas de mordida (que amenizam os sintomas de bruxismo), bem como fazer sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e evitar hábitos danosos para a ATM
Para tratar DTM, uma boa recomendação é usar placas de mordida (que amenizam os sintomas de bruxismo), bem como fazer sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e evitar hábitos danosos para a ATM

Você já sentiu estalos ou dores na mandíbula ao movimentar a boca? Se a resposta for sim, pode ter sido uma disfunção temporomandibular (DTM) - problema no funcionamento da articulação temporomandibular (ATM). Mas, você sabia que existe tratamento para essa disfunção? O Sorrisologia conversou com o cirurgião dentista Leonardo Domingues, especialista em Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e mestrando em Disfunção Temporomandibular, que falou mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da DTM.

O que é DTM?

De acordo com o dentista Leonardo de Almeida, a DTM se resume em um conjunto de sintomas que podem afetar a mandíbula como um todo. “As Disfunções da Articulação Temporomandibular (DTM) são as doenças ou alterações da articulação temporomandibular (ATM) e dos músculos que são responsáveis pelos movimentos da boca”, explica o profissional. 

DTM: sintomas e possíveis causas

Para descobrir se você tem DTM, uma dica importante é prestar atenção nos sinais que esse tipo de disfunção gera - principalmente na hora de comer ou movimentar mais a boca. De acordo com o Dr. Domingues, existem indícios bem marcantes que apontam para esse tipo de disfunção.“Os principais sintomas são dores musculares (mialgia), dores de cabeça, dificuldade e limitações ao abrir e fechar a boca, sensação de rosto pesado e cansado, estalidos e crepitações nas ATMs”, destaca. 

Geralmente, as DTMs se originam a partir de práticas e manias que o indivíduo mantém no dia a dia. O bruxismo, por exemplo, é um problema bastante comum e costuma resultar em dores mais intensas na mandíbula. O dentista destaca que diversos motivos podem gerar as DTMs. “As possíveis causas podem estar relacionadas a alguns hábitos que, normalmente, são inconscientes: apertar ou ranger os dentes, morder as bochechas ou lábios, mal posicionamento ao dormir e até mesmo durante o trabalho. A DTM é uma doença multifatorial”, afirma o especialista. 

Como tratar DTM?

Antes de tudo, o mais importante é realmente se certificar de que o problema se trata de uma DTM, o que só é possível com ajuda profissional. “É recomendado uma consulta com um especialista em DTM para que seja realizado um exame físico, envolvendo palpação dos músculos e das articulações, chegando a um correto diagnóstico e a um tratamento individualizado”, orienta o Dr. Domingues.

O cirurgião dentista destaca, ainda, que o tratamento adequado é aquele que atende às particularidades do paciente. Para isso, é imprescindível que haja um bom planejamento e direcionamento para tratar o problema no longo prazo. “Para sabermos qual o melhor tratamento, é necessário diagnosticar quais são os principais sintomas e causas para a DTM do doente. O tratamento é individualizado e, na grande maioria dos casos, é conservador. Realizamos orientações para reprogramação postural, controles dos hábitos deletérios, técnicas para relaxamento muscular, terapias caseiras e compressas”, complementa. 

Existem muitas técnicas que auxiliam no tratamento da DTM e, consequentemente, ajudam a aliviar os sintomas no dia a dia. É possível usar placas de mordida (para tratar o bruxismo), fazer sessões de fonoaudiologia, fisioterapia, acupuntura e também tomar os medicamentos prescritos pelo profissional especializado - o que, em alguns casos, é indispensável para aliviar dores muito intensas.

Saiba como amenizar os sintomas da DTM

De acordo com o Dr. Domingues, o comportamento do paciente influencia diretamente no sucesso do tratamento e, para aliviar de fato os sintomas, é muito importante adotar mudanças de hábitos. “A principal dica para controlar os hábitos causadores é o paciente ficar atento para que os seus dentes não fiquem em contato o dia todo (seja apenas encostados, rangendo ou apertando). Dessa forma, é possível manter os músculos e articulações em posição de relaxamento. Um profissional especializado ensinará o paciente as técnicas adequadas para o posicionamento mandibular”, finaliza o especialista.

Redação: Carolina Damasceno


Tags:

saúde bucal bruxismo atm dtm

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal