
Mau hálito é sempre um sinal de falta de higiene bucal?
O mau hálito é um dos problemas bucais mais incômodos e pode ser causado por diversos problemas, como cárie, saburra lingual, entre outros.
Compartilhar em suas redes
O mau hálito é um dos problemas bucais mais incômodos. Entre as principais causas está a saburra lingual, uma placa bacteriana fixada na superfície da língua. Cárie, tártaro, gengivite e outras doenças provocadas por higiene inadequada também podem causar mau cheiro na boca. Por isso, é comum atribuir a halitose à falta de escovação. Entretanto, outros fatores também influenciam no nosso hálito, inclusive questões extra bucais. O Sorrisologia conversou com a dentista Rhianna Barreto Azeredo sobre as causas de mau hálito que não tem relação com a higiene dos dentes e como tratar o quadro.
Problemas gastroesofágicos uso de próteses dentárias contribuem para mau hálito
De acordo com a Dra. Rhianna, o mau hálito é caracterizado por um cheiro intenso e desagradável na boca. É comum ter mau hálito no período da manhã, mas tende a melhorar ao longo do dia. Contudo, há situações que mesmo com a escovação dos dentes, o odor persiste, caracterizando um quadro de halitose. “Além da má higiene bucal, (mau hálito) pode ser causado por problemas gástricos como gastrite, úlceras gástricas e estomatite”, cita. Outra causa recorrente para o odor é o refluxo gastroesofágico, quadro em que os conteúdos do estômago retornam para o esôfago. Nesses casos específicos, a higiene sozinha não é suficiente para eliminar o cheiro.
O mau hálito ainda pode estar associado ao uso de próteses, como dentaduras e implantes. Segundo a dentista, elas exigem uma atenção redobrada com a limpeza diária. Portanto, o ideal é usar creme dental específico e outros produtos com ação antibacteriana. “Próteses também devem ser trocadas e higienizadas no período correto”, orienta a especialista.
Dieta pode causar mau hálito devido processos digestivos
O cuidado com os alimentos que consumimos também faz toda a diferença. Alguns vegetais produzem gases que intensificam o odor, como é o caso da cebola, alho, café e bebidas alcoólicas. Uma dieta rica em proteína animal é outro fator que provoca halitose. Isso porque esses alimentos estimulam a proliferação de bactérias que liberam enxofre. Entre eles, podemos citar os derivados do leite, ovos e carnes. O ideal é evitar o consumo excessivo e não ingeri-los durante a noite.
Como acabar com mau hálito: receitas caseiras não são confiáveis
Existem algumas receitas caseiras para acabar com o mau hálito. No entanto, apesar dessas receitas parecerem mais baratas e práticas que o tratamento convencional, não se deve confiar em métodos que não são indicados por um dentista, principalmente quando a halitose parece não ter relação com a higiene bucal. Isso pode acabar mascarando um problema mais sério ou apenas retardando a solução do problema, isso se não causar nenhum dano para a sua saúde. Para a dentista, só há uma forma certa de eliminar o mau hálito. “Fazendo visitas regulares ao dentista e realizando medidas preventivas. Também pode ser necessário passar em um gastroenterologista para averiguar problemas estomacais”, finaliza.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448
Redação por: Joanna Dark