Descubra as causas e cuidados para uma língua amarela
A língua amarela pode ser causada por problemas na higiene bucal, icterícia ou outros problemas de saúde. Procure um médico para ter o tratamento adequado
A língua amarela pode ser causada por problemas na higiene bucal, icterícia ou outros problemas de saúde. Procure um médico para ter o tratamento adequado

Publicador de Conteúdos e Mídias

Língua amarela: o que pode ser e como tratar

Saiba por que sua língua pode ficar amarela e o que fazer para restaurar uma saúde bucal saudável. Cuide de sua saúde bucal!

26/10/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A língua amarela pode ser causada por problemas na higiene bucal, icterícia ou outros problemas de saúde.

A cor da língua e a sua textura dizem muito sobre a saúde e, em alguns casos, podem até indicar um problema mais grave, como doenças hepáticas e estomacais. 

Se sua língua está amarelada, mais áspera, espessa e não sabe de onde vem o sintoma, abra o olho! 

Para conhecer as causas da língua amarela, possíveis tratamentos e como limpar corretamente, continue lendo o artigo. 

 

Língua amarela: o que pode ser?

 

Uma língua saudável costuma ser rosada, brilhante, lisa e com a presença de saburra, material esbranquiçado e viscoso que fica geralmente no fundo da língua. 

Já quando a língua está amarela, não costuma representar um problema muito grave. Em alguns casos, ela decorre de uma alimentação pobre ou de uma má higiene nos dentes, e pode ser tratada com algumas mudanças na rotina bucal.

Agora, quando há a presença de bolhas, machucados, manchas e placas de diferentes cores, pode indicar que a sua saúde bucal não está devidamente cuidada. 

Veja agora as principais causas da língua amarela. 

 

  • Má higienização bucal pode deixar a língua amarela

 

Escovar os dentes após as refeições é uma das lições que aprendemos desde criança e devemos levar para a vida adulta. Se não existir esse hábito diário, é possível que microrganismos se acumulem na língua, gerando uma camada amarelada mais espessa. 

Para evitar esse tipo de problema, é importante utilizar uma escova de cerdas macias (pelo menos 30 minutos após a refeição) e escovar a língua para retirar a saburra lingual e restos de alimentos, impedindo a formação de placas bacterianas.

 

  • Tabagismo também deixa a língua amarela

 

O cigarro também influencia bastante a saúde dos dentes, da gengiva e também da língua e pode causar manchas, machucados e inflamações. 

Ele contém componentes químicos que deixam a gengiva e os dentes mais escuros, além de promover o acúmulo de microrganismos na boca, o que pode deixar a língua amarela no dia a dia. 

Portanto, evitar o fumo é uma dica importante para prevenir doenças periodontais e manter a saúde bucal em dia.

 

  • Uso de medicamentos pode deixar a língua amarela

 

Você sabia que a língua amarela pode ser causada por um medicamento? 

Em geral, os remédios que contêm a substância bismuto (utilizados para tratar náusea, azia, refluxo e diarreia, por exemplo) são os responsáveis por causar a alteração de cor da língua. 

Esse tipo de problema tende a acontecer com mais frequência com pessoas que são usuárias de medicamentos de uso contínuo.

 

  • Pacientes com língua geográfica podem acumular placas bacterianas

 

A língua geográfica é uma disfunção benigna caracterizada pela presença de lesões, que se acumulam principalmente no dorso da língua (na parte do fundo). 

Quando o paciente consome alimentos ácidos ou com muitos corantes, por exemplo, é comum que a língua fique manchada (na cor amarela, por exemplo). 

Caso não haja uma boa rotina de higienização bucal, preferencialmente com uma escova extra-macia, pode ocorrer mau hálito e quadros infecciosos.

 

  • Icterícia (problema no fígado ou na vesícula) pode deixar a língua amarela

 

A icterícia é uma doença caracterizada pela quebra das células vermelhas do sangue, o que leva à produção da bilirrubina - substância amarelo-alaranjada que pode ser transferida para a pele, mucosas e olhos. 

Em casos mais graves, pode ser que a língua amarela seja um sinal de problemas hepáticos que demandam um tratamento mais específico. 

 

Como tratar a língua amarela?

 

Para tratar a língua amarela de forma adequada, o primeiro passo é: descobrir a causa do sintoma. 

De modo que apenas mudanças de higiene e de alimentação (cortar alimentos com muitos corantes, por exemplo) já conseguem resolver o problema. 

No entanto, caso a origem seja mais grave, como em quadros de icterícia, é necessário tratar a doença com um especialista.

Nessa situação, é preciso identificar o problema que levou ao surgimento da doença. 

O recomendado é procurar um gastroenterologista (médico especialista que trata doenças do sistema digestório) e, então, tomar os medicamentos recomendados, como anti-histamínicos, beber bastante água e fazer algumas restrições alimentares. 

Com esse tratamento, é possível recuperar tanto a saúde da língua quanto do organismo como um todo. 

Além de tomar os remédios e manter os cuidados indicados, recomenda-se que o paciente procure um dentista e redobre os cuidados com a higiene bucal para evitar inflamações e machucados na língua. 

Dê preferência às escovas macias e utilize o creme dental recomendado para o tratamento.

Se você deseja saber mais sobre dicas e cuidados com a saúde bucal, não deixe de nos acompanhar! 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias