03.08.2021

Como é feita a limpeza nos dentes durante o tratamento ortodôntico?

A limpeza dos dentes durante o tratamento ortodôntico é fundamental para prevenir problemas bucais.
A limpeza dos dentes durante o tratamento ortodôntico é fundamental para prevenir problemas bucais.

O hábito de realizar a limpeza nos dentes deve estar presente na rotina de todos os pacientes, incluindo os que utilizam aparelho ortodôntico. Embora muitos ainda tenham dúvidas sobre esse cuidado com a higiene bucal, ele pode fazer toda a diferença para saúde dos dentes e até mesmo para o tratamento ortodôntico. Na prática, a limpeza nos dentes funciona da mesma maneira, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para entender como o procedimento acontece, nós conversamos com a cirurgiã-dentista Fernanda Alves que revelou tudo sobre a limpeza nos dentes. Confira a seguir! 

Entenda o que é a limpeza nos dentes feita no consultório odontológico

A limpeza nos dentes, também conhecida como profilaxia dentária, é um procedimento profissional para remover a placa bacteriana e manchas superficiais. “Ela é realizada a partir de uma pasta profiláctica, diferente da utilizada em casa, além do uso de uma escova rotatória, que irão realizar uma limpeza nos dentes mais profunda”, explica a dentista.

Quando realizada no intervalo correto, a cada seis meses, a limpeza nos dentes pode trazer uma série de benefícios para a saúde bucal. “O tratamento é excelente para prevenir inflamações e doenças, seja nos dentes ou na gengiva, uma vez que é removido de forma satisfatória a placa bacteriana”, afirma a profissional. Além disso, o paciente também pode contar com o controle de mau hálito e redução no risco de cáries.

A limpeza nos dentes pode beneficiar o tratamento ortodôntico e a saúde bucal

Se engana quem acredita que o uso do aparelho ortodôntico impede a realização da limpeza nos dentes. Na verdade, o procedimento é ainda mais necessário para pacientes que iniciam esse tipo de tratamento. “Isso porque, os acessórios ortodônticos são um elemento extra para o acúmulo de placa bacteriana, além de dificultarem a higienização caseira feita pelos pacientes”, alerta a dentista.

Nesse sentido, a ausência da limpeza nos dentes aumenta as chances de acúmulo de placa bacteriana e problemas bucais, como as cáries, que provocam a interrupção do tratamento ortodôntico. “Esse acúmulo maior de biofilme também pode levar ao surgimento de doenças gengivais e periodontais, podendo causar problemas na sustentação dos dentes, que é imprescindível para a movimentação ortodôntica saudável e eficaz”, conta a Dra. Fernanda.

Etapas extras são necessárias para realizar a limpeza nos dentes durante o uso do aparelho dental fixo

De maneira geral, a limpeza nos dentes feita durante o tratamento ortodôntico é bastante parecida com a tradicional. “Inicialmente, é realizada a avaliação clínica para entender o quadro do paciente e suas necessidades. Em seguida, quando há a presença de tártaro é feita a sua remoção por meio de um ultrassom ou curetas instrumentais”, esclarece a especialista. Depois disso, o dentista deve promover a limpeza nos dentes com a pasta profiláctica e a escova rotatória.

A principal diferença surge no fim do procedimento. “Além das etapas comuns da limpeza nos dentes, é utilizado um passa fio no paciente com aparelho ortodôntico”, revela. A etapa extra serve para remover qualquer resíduo, assim como instruir a maneira correta do uso do acessório.  

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Fernanda Alves Mendes - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda em Ortodontia pela UFRJ. 
CRO-RJ: 51121 


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal