Como limpar cada modelo de aparelho ortodôntico? Quais produtos de higiene devo usar? Saiba tudo sobre essa limpeza
Aprenda como higienizar corretamente cada tipo de aparelho ortodôntico usando as ferramentas apropriadas
Aprenda como higienizar corretamente cada tipo de aparelho ortodôntico usando as ferramentas apropriadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Limpeza do aparelho ortodôntico: saiba como limpar cada modelo

Você sabe como limpar seu aparelho ortodôntico corretamente? Aprenda as melhores técnicas de higiene para cada tipo de aparelho e mantenha seu sorriso saudável!

13/10/2020

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você colocou aparelho ortodôntico recentemente e ainda está um pouco perdido com relação aos cuidados da higiene bucal. Fique sabendo que a limpeza é bem parecida com a que você fazia nos dentes antes do tratamento ortodôntico, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para deixar tudo bem explicadinho e esclarecer as dúvidas sobre a higienização de cada tipo de aparelho, o Sorrisologia preparou esse conteúdo para você, paciente de primeira viagem:

1. Produtos de higiene bucal para limpar seu aparelho ortodôntico

1.1. Escova de dentes ortodôntica

As escovas ortodônticas fazem toda diferença na higiene bucal do paciente que usa aparelho, especialmente do modelo fixo. Essas ferramentas possuem uma canaleta central que facilita a limpeza dos dentes, tornando todo o ritual ainda mais eficaz. O formato diferenciado em "V" das cerdas permite uma maior limpeza das laterais da arcada e do aparelho. A presença de alturas diferentes da escova facilita o contato das cerdas em uma superfície maior do dente e do aparelho - aumentando a superfície de contato a higiene melhora!

1.2. Creme dental

Não existe um creme dental mais apropriado para a higiene ortodôntica. Tudo vai depender do seu objetivo durante a limpeza. Se quiser deixar seu sorriso com um aspecto mais branco, pode investir em um produto com ação whitening, por exemplo. Caso prefira uma proteção de doenças bucais, como a cárie, só apostar em um creme que ajude a prevenir esse problema. 

1.3. Escova interdental

A escova interdental é uma ferramenta feita para limpar a placa bacteriana, restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados entre os dentes, assim como fio dental, prevenindo a inflamação gengival e cáries. O produto possui cerdas cônicas ou cilíndricas, é indicado para pacientes que usam aparelho ortodônticos, implantes, coroas, pontes fixas ou com espaços maiores entre os dentes.

1.4. Fio dental Superfloss ou com passa fio

O fio dental Superfloss ou o passa fio tem o poder único de remover a placa bacteriana dos sorrisos ortodônticos ou, até mesmo, daqueles pacientes que possuem implantes. Com uma rede de fibras esponjosa ele limpa de forma eficaz as superfícies entre os dentes e perto da linha da gengiva. Tudo para você ficar longe do tártaro e ter um sorriso mais saudável.

1.5. Enxaguante bucal

Usar esse produto é bem simples, rápido e ainda garante muitas vantagens para a sua boca, que agora abriga um aparelho ortodôntico. Além de deixar seu hálito impecável, o antisséptico consegue eliminar as bactérias causadoras de cárie, placa bacteriana, gengivite… e, ao mesmo tempo, proteger a cavidade desses microrganismos.

2. Preciso utilizar todas essas ferramentas?

Sim. Agora que você tem várias estruturas que fazem parte da sua boca, a higiene precisa ser ainda mais reforçada já que os alimentos podem grudar não só entre os dentes, como também no próprio aparelho. A higiene vai ser diferente do convencional, a fim de evitar acúmulos de placa bactéria e, consequentemente, instalação de infecções gengivais e lesões de cárie.

3. Como fazer a higiene bucal em cada tipo de aparelho

3.1. Aparelho ortodôntico fixo

1º passo) Escolha um fio dental superfloss ou passa fio, modelos indicados especialmente para quem usa aparelho ortodôntico.

2º passo) Com a escova ortodôntica, posicione numa angulação de 45º, fazendo movimentos de vai e vem, no sentido horizontal.

3º passo) Nas áreas de mastigação faça a escovação com movimentos de vai e vem. Já na parte interna dos dentes, faça movimentos de baixo para cima, no sentido vertical.

4º passo) Com a escova interdental limpe os espaços entre os dentes e ao redor dos braquetes, abaixo do fio ortodôntico.

5º passo) Finalize com bochecho utilizando enxaguante bucal com flúor, proporcionado um hálito agradável e proteção com flúor para os dentes.

3.2. Aparelho ortodôntico móvel

1º passo) Remova o aparelho da boca.

2º passo) Coloque-o dentro de um copo com soluções especiais para limpar o aparelho ou limpe- o com a própria escova de dente fazendo movimentos leves de varredura.

3º passo) Para uma higiene mais caprichada, você pode imergi-lo em meio copo de enxaguante bucal com propriedades bactericidas.

Atenção: não use água quente! O calor pode deformar a resina do seu aparelho.

3.3. Aparelho invisível

1º passo) Com cuidado, remova o aparelho da boca.

2º passo) Faça a higiene dos seus dentes como de costume, usando escova, pasta de dentes e o fio dental.

3º passo) Escove o aparelho invisível com uma escova de dentes com cerdas macias. Não precisa usar um creme dental para não danificar o aparelho.

4º passo). Em seguida, lave com água corrente para remover qualquer sujeira.

5º passo). Guarde o aparelho na caixinha para não perder ou quebrar.

4. Profilaxia e manutenção do aparelho também fazem parte da rotina de cuidados ortodôntica

Além da higiene bucal, o aparelho também precisa passar por uma limpeza mais profissional, chamada profilaxia dentária. Ela ajuda a fazer uma faxina mais pesada na boca e remover o acúmulo de placa bacteriana que fica preso entre os dentes e na parte de trás do sorriso. Outro cuidado importante no tratamento ortodôntico são as visitas de manutenção para corrigir, ajustar e apertar o aparelho. Se você faltar uma delas, fique sabendo que o seu tratamento vai atrasar. Por isso, mantenha a regularidade!

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias