Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes elétrica

21.12.2020

Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes elétrica

Veja os benefícios de escovar a prótese dentária com uma escova de dente elétrica
Veja os benefícios de escovar a prótese dentária com uma escova de dente elétrica

A escova de dente elétrica já provou ser uma ferramenta muito importante na higiene bucal de várias pessoas. Além de comportar uma série de funções e tecnologias em seu sistema, esse produto torna a escovação de crianças, pessoas com deficiência motora e idosos muito mais eficiente. Para provar o potencial desse cuidado, o Sorrisologia entrevistou o especialista Nelson Afarano, que explicou os benefícios da escova elétrica para quem usa prótese dentária e ensinou como fazer a higiene do novo sorriso com a tecnologia Power!

A prótese dentária deve ser limpa? Com que frequência essa higiene bucal precisa ser feita?

Assim como os dentes naturais, quem usa prótese dentária também precisa fazer a higiene bucal completa, com escova de dentes, creme dental, fio dental e enxaguante: "Isso porque as mesmas também acumulam placa bacteriana e restos de alimentos", esclareceu o especialista. Nelson ainda conta que existem três tipos de próteses dentárias que são: fixa, parcial removível e total (mais conhecida como dentadura) e pata todas elas, é necessário fazer uma limpeza específica. 

A higiene bucal pode ser feita com uma escova de dente elétrica?

A escova de dente elétrica é uma grande aliada na higiene bucal, principalmente em pacientes com problemas de coordenação motora, que, geralmente, são os idosos. "Elas possuem recursos tecnológicos que facilitam a escovação, como controle de pressão sobre o dente e tempo. Tudo isso ajuda a promover uma escovação mais rápida (em torno de dois minutos), porém, abrangendo todas as superfícies dos dentes", explica Nelson.

O dentista ainda conta que uma boa técnica para utilização dessa escova é criar uma metodologia em que a boca é dividida em quatro quadrantes - dois superiores e dois inferiores - e utilizar em torno de 30 segundos para escovação de cada um deles. "O ritual deve começar pela superfície dos dentes voltadas para bochecha, depois as superfícies internas os dentes e, por fim, as superfícies de mastigação", detalhou.

Higiene bucal de cada tipo de prótese dentária: como deve ser feita com a escova de dente elétrica?

Cada tipo de prótese requer um determinado cuidado na hora de fazer a higiene bucal. Nelson explica como deve ser feita cada um deles:

Prótese fixa: como não pode ser removida da boca, a higiene bucal deve ser feita da mesma forma que nos dentes naturais. Entretanto, Nelson ressalta sobre o uso do fio dental: "Requer um acessório chamado passa fio que é uma espécie de agulha de plástico que prende o fio dental facilitando a passagem do fio embaixo da prótese, removendo restos de alimentos e placa bacteriana". 

Prótese removível: devem ser removidas a cada refeição higienizando-as na pia do banheiro sobre uma toalha para evitar de quebrar. "Use escovas específicas e apropriadas para próteses com sabonetes neutros, também pode ser usado um creme dental não abrasivo, limpando a por todos os lados inclusive na parte interna".

Prótese total: deve ser limpa da mesma forma que a removível. "Lembrando que a boca também precisa ser escovada com pasta de dente, incluindo o céu da boca, as gengivas, as bochechas e a língua". Para maior conforto a prótese deve ser removida da boca durante a noite e ficar emersa em uma solução antisséptica pelo menos uma vez por semana.

Esse artigo teve a participação profissional de:

Nelson Alfarano

CRO-RJ: 18163
Com 30 anos de experiência no mercado, Nelson é especialista em implantodontia, com pós-graduação em implantes osseointegrados, possui curso avançado de reconstrução maxilar, aperfeiçoamento em próteses, cirurgia plástica periodontal e odontologia estética.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal