O material do limpador de língua influencia na eficácia da limpeza?
O limpador de língua pode ser feito de metal ou de plástico, mas a escolha do material não influencia na eficácia
O limpador de língua pode ser feito de metal ou de plástico, mas a escolha do material não influencia na eficácia

Publicador de Conteúdos e Mídias

Limpador de língua: o material de que ele é feito influencia na eficácia?

O limpador de língua pode fazer muita diferença na sua saúde bucal. Mas será que o material de que ele é feito influencia no poder de limpeza? Leia para saber mais.

29/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O acúmulo de saburra na língua pode contribuir para o desenvolvimento de doenças causadas por bactérias e até mesmo fungos. Por isso, é importante incluirmos a limpeza da língua na nossa rotina de saúde bucal. Os limpadores de língua são ferramentas que ajudam a fazer essa raspagem, retirando a camada de bactérias, resto de alimentos e saliva que dão um aspecto esbranquiçado à língua. Mas será que o material de que eles são feitos influencia no resultado? Conversamos com alguns dentistas para sanar essa dúvida. Confira!

O que são os limpadores de língua?

O limpador de língua é uma ferramenta de higiene bucal que surgiu há relativamente pouco tempo. Ele pode ter o formato de uma haste com um semicírculo em uma das pontas ou de uma letra U invertida. Eles podem ser feitos de metal, os mais comuns sendo cobre e alumínio, ou de plástico. Também há a opção de escolher modelos com ou sem cerdas, como as das escovas de dente.  “Eles são confortáveis, não machucam, nem agridem a língua, não causam ânsia de vômito e ainda recolhe toda a saburra lingual para que o paciente não engula as bactérias”, explica a dentista Kalina Diniz. Para quem quer combater a presença de microorganismos, os modelos com cerdas podem não ser os ideais, já que os filamentos podem dificultar a limpeza após o uso e ser mais um lugar para as bactérias se alojarem e reproduzirem.

O que é a saburra lingual?

Você pode se perguntar se é realmente necessário limpar a língua. Afinal, escovar os dentes e passar fio dental não é suficiente? Infelizmente, não. A falta de limpeza pode fazer com que nossa língua acumule saburra lingual em sua superfície. Segundo dra. Kalina Diniz, a saburra “é uma camada esbranquiçada ou amarelada que se fixa no dorso da língua, sendo composta por restos de alimentos, células descamadas da mucosa bucal e bactérias”. Raspadores conseguem eliminar essa camada de sujeira sem maiores dificuldades. 

O material dos limpadores influencia na eficácia?

Não há estudos científicos que comprovem a maior eficácia de algum material na remoção de bactérias da língua. Mas alguns apontam vantagens em cada modelo. Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Unesp mostrou que os limpadores de plástico possuem eficácia superior quando comparados às escovas com limpadores do dorso da cabeça. Outro estudo apresentado em congresso por pesquisadores da USP também apontou que raspadores de aço possuem presença de bactérias se higienizadas corretamente após o uso, enquanto nos limpadores de plástico foram encontradas bactérias comuns da flora bucal mesmo após a limpeza. 

Quais as vantagens de utilizar um limpador de língua?

Você sabia que o acúmulo de saburra lingual pode causar mau hálito? Algumas bactérias utilizam reações químicas que geram enxofre para digerir os restos de alimentos presentes na nossa boca após as refeições. Ao utilizar os limpadores de língua, elas são removidas, eliminando um possível causador de odores desagradáveis na boca. Além disso, essa limpeza complementar também diminui as chances de cárie e deixa a língua com uma cor mais saudável.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias