03.12.2015

Jardim particular: paisagista dá dicas e mostra a importância de um ambiente mais verde na sua casa

Contato com a natureza é tudo de bom. Que tal investir em um jardim particular com um espaço dentro da sua própria casa? É fácil e proporciona muitas coisas boas
Contato com a natureza é tudo de bom. Que tal investir em um jardim particular com um espaço dentro da sua própria casa? É fácil e proporciona muitas coisas boas

Algumas vezes precisamos ficar mais perto da natureza e sentir aquele cheirinho de terra molhada. Para alcançar esse momento tão gostoso não é necessário sair da cidade. Existe uma forma fácil de se conectar com a natureza montando um jardim em casa. "O verde em nossa casa é o bálsamo para nossos olhos após um dia estressante de trabalho" comenta o paisagista Fernando Viseu. Mais do que um simples hobby, criar um ambiente natural faz bem à saúde e proporciona um clima mais harmonioso para o seu lar.

Flores, plantas e terra

A escolha desses elementos depende de alguns fatores a serem analisados previamente a começar pelo espaço. Casa ou apartamento? Área interna ou externa? Depois dessa escolha outros pontos são levados em conta. "Sempre que sou chamado para criar um ambiente levo em consideração a luminosidade, o vento, se há maresia constante, entre outros", comenta.

Existem plantas próprias para cada ambiente e não são poucas, por isso a importância em avaliar seu espaço com uma consultoria paisagística. Mas é claro que seu gosto também conta muito. As cores e fragâncias das plantas e flores que você mais gosta também podem ser consideradas e avaliadas no processo de montagem do seu mais novo cantinho preferido da casa.

Invista em acessórios de decoração

Sabemos que as plantas já são ótimos itens decorativos, mas para deixar este cenário completo, espreguiçadeiras, redes, cadeiras e fontes de água são excelentes para deixar o lugar ainda mais aconchegante, daqueles que você terá maior prazer em receber seus amigos para passar uma tarde relaxando e se divertindo. O paisagista também aponta alguns outros itens. "Hoje em dia existe uma gama de elementos decorativos, tais como: casca de pino, argila expandida, pedrisco branco, seixos do rio naturais, etc".

Cuide bem do seu jardim

Fernando explica que as plantas proporcionam bem-estar a partir do trato que as pessoas da casa têm para com elas. "Regar, adubar, acariciar e até falar com elas faz toda diferença e elas gostam. Foram feitas experiências em duas estufas de plantas usando musica clássica em uma delas e na outra não. O comportamento e desenvolvimento das plantas da estufa com música foi superior ao da estufa sem música". Viu, só? Quem não gosta de ser tratado com carinho e amor? Invista hoje mesmo no seu jardim particular e perceba as vantagens de um lar e uma vida mais saudável e leve.


Tags:

TODAS AS MATÉRIAS: bem estar