28.09.2021

Inflamação na gengiva pode causar perda dos dentes?

Entenda as principais causas da gengiva inflamada e como a inflamação na gengiva pode favorecer a perda dentária
Entenda as principais causas da gengiva inflamada e como a inflamação na gengiva pode favorecer a perda dentária

Não é incomum notar a sua gengiva inflamada e até mesmo sangrando durante a escovação. Geralmente, a principal causa para o quadro é o acúmulo de placa bacteriana provocada pela má higiene bucal. Quando não tratada, a inflamação na gengiva pode evoluir para a gengivite e até mesmo para periodontite, resultando em danos irreversíveis à sua saúde bucal, como a perda dos tecidos que sustentam a arcada dentária e dos dentes. Para entender mais sobre esse problema que pode afetar o seu sorriso, convidamos a dentista Rhianna Barreto, do Rio de Janeiro, para esclarecer como a inflamação da gengiva pode causar perda dentária.

Inflamação na gengiva é sinônimo de acúmulo de placa bacteriana

De acordo com a dentista, o que causa inflamação na gengiva é, basicamente, o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes. “A gengiva inflamada também pode estar ligada à causa dentária, como cárie profunda que gera abscesso dental”, revela Rhianna. Além disso, cálculos dentários, restaurações deficientes, escovação deficiente e asperezas na superfície do dente também são fatores que podem favorecer o acúmulo desses resíduos, resultando na inflamação da gengiva

Na prática, isso resulta não só na inflamação da gengiva, como também em outros sintomas. “A região pode ficar avermelhada e apresentar sangramento espontâneo ou durante a escovação. O paciente também pode apresentar dor, sensibilidade dentária e até mesmo amolecimento dos dentes”, afirma a profissional.

A falta de tratamento da gengiva inflamada pode resultar em perda dentária

Ao contrário do que muitos pensam, a inflamação na gengiva não é um quadro que deve ser ignorado. Quando não tratada, a condição pode evoluir para uma gengivite e, em pouco tempo, se tornar uma periodontite. Aliás, este último é o nível mais severo da inflamação da gengiva, afetando os tecidos que dão suporte aos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. 

Além do mau hálito, do sangramento e da retração gengival, o quadro também pode resultar na perda de um ou mais dentes. “Nos casos mais graves, pode ocorrer o amolecimento dos dentes devido a inflamação crônica e perda óssea local, que causa a perda dentária”, revela a especialista. Por isso, ao notar qualquer sinal de inflamação na gengiva, é importante consultar o seu dentista imediatamente.

Inflamação na gengiva: como tratar o quadro?

Se você tem notado a sua gengiva inflamada, não precisa se desesperar. Embora seja um sintoma inicial da gengivite, existem algumas medidas que podem ajudar a reverter a situação. “O primeiro passo é procurar um dentista para avisar o que causa inflamação na gengiva e o nível do quadro”, aconselha Rhianna.

A partir disso, o profissional será capaz de definir o melhor tratamento para o seu caso, assim como prescrever e orientar sobre o uso do creme dental para gengiva inflamada e outros produtos de higiene oral. Além disso, também é recomendado a remoção completa de toda a placa bacteriana acumulada através da profilaxia dentária.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal