02.07.2021

Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!

Sentir dor de cabeça costuma ser algo comum na sua rotina? Isso por ser um sinal de infiltração no dente!
Sentir dor de cabeça costuma ser algo comum na sua rotina? Isso por ser um sinal de infiltração no dente!

Dentre as diversas doenças bucais, a infiltração no dente é uma das que trazem mais consequências para o seu sorriso. No entanto, o que poucos sabem é que o quadro também pode afetar a saúde geral de diferentes formas. A prova disso é que a presença de uma infiltração no dente pode provocar dor de cabeça. Sim, acredite! Aquela enxaqueca insistente pode estar relacionada a essa condição. Para entender como isso acontece, o Sorrisologia conversou com a dentista Julliane Gonzalez, que revelou a relação entre essas condições. Confira!

Infiltração no dente: entenda o que é essa doença bucal

Antes de mais nada, é importante entender que a infiltração no dente está diretamente ligada à restauração dentária. Nesse sentido, o quadro é caracterizado por um pequeno espaço entre o dente e o material restaurador, o que possibilita a entrada de fluidos e bactérias na parte mais interna dos dentes. “Geralmente, a infiltração no dente ocorre quando a cárie se instala através de fissuras na superfície entre o dente e a restauração dentária”, afirma a dentista.

Embora a cárie seja a principal causa para o quadro, ele também pode ser provocado pelo desgaste da resina por fatores químicos, mecânicos ou biológicos. A diferença de contração e expansão térmica do material, por exemplo, também pode corroer a restauração e resultar na infiltração no dente.

Como identificar uma infiltração no dente?

Muito se fala sobre as principais causas da infiltração no dente, mas você sabe como identificar esse problema? De acordo com a especialista, os sintomas mais comuns são dor e sensibilidade dentária. Nesse caso, os incômodos tendem a surgir durante o consumo de alimentos frios, quentes ou ácidos. Ainda assim, é importante ter em mente que esses não são os únicos sinais de infiltração no dente. Rachaduras, buracos e mudança na coloração da restauração dentária também podem ser um sinal de alerta para o problema bucal.

Dor de cabeça pode indicar uma infiltração no dente

Segundo a dentista, a dor de cabeça é um sintoma que pode ser consequência da presença de uma infiltração no dente. Isso porque as dores de origem dentária tendem a irradiar para diferentes áreas da cabeça devido aos nervos presentes na face, o que resulta na cefaleia secundária. Justamente por isso, ao notar qualquer sinal de infiltração no dente, o mais recomendado é consultar um dentista o quanto antes para avaliar o quadro e, assim, realizar o tratamento mais recomendado.

Geralmente, o procedimento consiste na remoção da restauração antiga, limpeza da cavidade cariada e a realização de uma nova restauração dentária - quando o dente está em condições ainda de ser restaurado. No entanto, em casos mais severos, a melhor opção para tratar infiltração no dente pode ser diferente. “Quando a cárie já tiver atingido a polpa é necessário um tratamento de canal”, revela Julliane.

4 cuidados para evitar a infiltração no dente

1) Faça uma boa higiene bucal após todas as refeições, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal;

2) Mantenha visitas regulares ao dentista a cada três meses para avaliação periódica e realização da profilaxia dentária;

3) Invista em uma alimentação saudável. Uma dieta balanceada é sinônimo de prevenção para uma série de doenças bucais, como a cárie - que é o estágio inicial de um dente podre. Para isso, vale optar em alimentos ricos em cálcio e fósforo que ajudam a fortalecer os dentes;

4) Evite o consumo excessivo de alimentos duros ou ácidos que possam danificar a estrutura da restauração dentária.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Julliane Gonzalez - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Iguaçu. Pós-graduanda em prótese dentária na Universidade Iguaçu.
CRO-RJ: 49513

 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal