É possível um implante dentário amolecer?
O implante dentário deve ficar totalmente fixo no osso sem nenhuma mobilidade.
O implante dentário deve ficar totalmente fixo no osso sem nenhuma mobilidade.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Implante dentário pode ficar mole? Saiba como cuidar do seu sorriso

O implante dentário exige muita atenção após a sua realização. Saiba o que pode causar o afrouxamento da prótese e o que isso significa.

27/12/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O implante dentário é um tratamento que exige muita atenção após a sua realização. Sendo assim, qualquer sinal de movimentação do dente implantado é um sinal de alerta. A sensação de que a prótese está mole indica problemas com a integração do parafuso ao osso, fator que compromete o sucesso do procedimento e pode causar complicações futuras. Portanto, em casos como estes, é importante consultar imediatamente um dentista para saber o que fazer quando o implante dentário fica frouxo. Nós conversamos com a dentista Cecília Costa, que revelou como o implante dentário pode ficar mole e os cuidados necessários após a cirurgia.

Afrouxamento do parafuso protético pode deixar implante dentário mole

Segundo a Dra. Cecilia, existem situações em que o parafuso protético que fixa a coroa no osso afrouxa. Como efeito, o paciente sente que a prótese está se movimentando, como se o dente estivesse mole. “O implante, que é o ‘parafuso’ que está inserido no osso, não pode amolecer. Caso isso aconteça, o paciente perdeu o implante naquela área, sendo preciso remover e operar novamente em outro local”, explica. O implante dental, como citado pela especialista, é o pino preso no osso maxilar. Já a prótese é a parte externa que está para fora da gengiva, ou seja, o dente artificial. Se o parafuso fica frouxo, a coroa começa a apresentar certa mobilidade. Nesse caso, o ideal é procurar o dentista o quanto antes. “O implante será removido e o implantodontista vai avaliar o melhor momento para posicionar um novo”.

De acordo com a Dra. Cecília, também há casos em que a coroa protética afrouxa, mas  sem comprometimento do implante. Normalmente, quando isso acontece, a prótese não está fixa o suficiente no parafuso, causando a sensação de dente mole. “Outra situação é quando a prótese não está bem ajustada com os outros dentes e ela pode parecer que está solta. A solução é retornar ao profissional para ele encontrar a causa e resolver da melhor forma possível”, orienta a dentista.

Falta de integração do parafuso com o osso é o responsável por deixar implante dentário mole

Na maior parte dos casos de implante dentário frouxo, o problema está na má integração da estrutura óssea com o implante. O quadro pode acontecer devido a diversos fatores, entre os quais, podemos destacar descuidos pós-operatórios, qualidade do osso, mastigação brusca e até erro médico. Ao sentir o dente implantado mole, o primeiro passo é voltar ao dentista responsável pelo procedimento para uma avaliação. Segundo a Dra. Cecília, quando o parafuso não está integrado ao osso, é necessário fazer uma nova cirurgia. “Uma vez que o implante fica mole significa que ele perdeu seu íntimo contato com o osso e precisa ser removido, já que não aconteceu a osseointegração”, alerta a profissional.

Como evitar implante dentário mole? Manutenção e higiene bucal são fundamentais

Pessoas submetidas a um implante dentário devem seguir uma série de cuidados para evitar complicações futuras. “O paciente deve manter uma higiene adequada, com fio dental e uma boa escovação. É importante que ele faça uma manutenção no mínimo a cada 6 meses quando há próteses grandes ou uma vez por ano em próteses unitárias”, orienta a dentista. Mesmo sendo artificial, o implante pode infeccionar, provocando danos maiores à saúde bucal. 
 
O sucesso de um implante dentário também depende da qualidade do material utilizado no procedimento e do cirurgião dentista. Portanto, escolha um profissional de confiança e  clínicas de boa qualidade.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cecilia Maria Costa - Dentista formada pela Universidade Federal Fluminense com atuação em cirurgia oral menor avançada pela ABO-RJ. Pós-graduanda em implantodontia e com experiência em harmonização orofacial clínica e harmonização orofacial cirúrgica.
CRO-RJ: 42399

Redação: Joanna Dark

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias