Implante dentário: ele é impeditivo para aparelho ortodôntico?
Quem tem implante dentário pode sim usar aparelho ortodôntico, mas desde que a prótese esteja bem posicionada
Quem tem implante dentário pode sim usar aparelho ortodôntico, mas desde que a prótese esteja bem posicionada

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem tem implante dentário pode usar aparelho ortodôntico?

O implante dentário mantém uma prótese fixa na boca para substituir um dente perdido. Será que ele é impeditivo para um tratamento ortodôntico? Confira a resposta!

22/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem tem implante dentário (pino de titânio que substitui a raiz do dente) precisa tomar diversos cuidados com a alimentação e higiene bucal. Evitar maus hábitos, como morder objetos duros e abrir garrafas com os dentes, por exemplo, ajuda a manter o bom estado da prótese dentária e a prevenir problemas na gengiva. Mas, até que ponto é necessário se preocupar com o implante? Será que ele funciona como impeditivo para outros tratamentos? Quem tem implante dentário pode usar aparelho ortodôntico? Para responder essas perguntas, o Sorrisologia conversou com os dentistas Márcio Ramos e Caroline Malavasi. 

Afinal, quem tem implante dentário pode colocar aparelho?

O tratamento ortodôntico é indicado para alinhar a arcada dentária, corrigir o espaçamento entre os dentes, melhorar a mordida do paciente e, consequentemente, tratar diferentes tipos de problemas bucais, como disfunções temporomandibulares (DTM). Por isso, de acordo com o dentista Márcio Ramos, especialista em implantodontia, o uso do aparelho ortodôntico deve anteceder outros reparos nos dentes, principalmente as próteses. “A ortodontia antecede a implantodontia. Afinal, a ortodontia vai posicionar os dentes de forma adequada e aí sim vêm os implantes”, explica.

Ainda assim, pacientes com implante dentário - quando acompanhados por um bom ortodontista - podem sim usar aparelhos para alinhar os dentes. No entanto, o tratamento só terá êxito se o implante estiver na posição correta. Caso contrário, a movimentação dos dentes poderá ficar prejudicada durante o processo.

A dentista Caroline Malavasi destaca que os dentes implantados (fixos por um pino de titânio) podem atrapalhar os processos ortodônticos. “Os implantes ficam imóveis em nossa arcada, já que diferente dos nossos dentes naturais, eles não possuem as fibras periodontais que permitem a movimentação durante o tratamento ortodôntico”, afirma a especialista. 

Prótese dentária fixa bem posicionada pode ajudar tratamento ortodôntico

Quando o implante dentário é instalado de forma planejada, já visando um possível tratamento ortodôntico futuro, a prótese pode até mesmo funcionar como ancoragem para o aparelho dental. Por ser um dente artificial imóvel, bem fixado na raiz (pino de titânio), a prótese funciona como um apoio resistente para o alinhamento dos outros dentes da arcada. No entanto, para que não ocorram erros no processo, o ortodontista deve fazer manutenções frequentes e avaliar o quadro do cada paciente antes do tratamento. Além disso, é fundamental que a higiene bucal do paciente esteja em dia para evitar infecções na gengiva e outros problemas bucais.

Quais cuidados tomar durante o tratamento ortodôntico?

Para quem tem implante dentário, passar por um tratamento ortodôntico tende a ser mais delicado, pois existe um risco de o dente implantado ficar fragilizado. Por isso, durante todo o processo, é importante não sobrecarregar a prótese (evitar morder alimentos muito duros, abrir garrafas e outros itens com o dente ou mastigar com força) e também tomar certas precauções com o aparelho dentário. 

Além de usar fio dental ao menos uma vez por dia com a ajuda de um passa fio, é recomendável usar uma escova com cerdas macias e um creme dental para prevenir a gengivite. A pasta de dente Oral-B Duplo Alívio, em especial, consegue prevenir a sensibilidade nos dentes e remover as bactérias da linha da gengiva, sendo bastante indicada para o período do tratamento ortodôntico. Além de atentar aos cuidados básicos de higiene bucal - importantes para a manutenção do aparelho -, lembre-se de comparecer a todas as consultas de manutenção com o ortodontista.

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:

Márcio Ramos (CRO-RJ 15.032)  - graduado em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), especialista em Implantodontia e Dentística Operatória pela Faculdade de Odontologia de Valença.

Caroline Malavasi (CRO-RJ 38947) - especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca,
Rio de Janeiro - RJ.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias