Por que implante dentário fica mole? Dentista explica e dá dicas de cuidados com alimentação e higiene bucal
Caso o implante dentário fique mole, isso pode significar uma falha no processo de osseointegração ou uma infecção local, o que exige a intervenção de um dentista
Caso o implante dentário fique mole, isso pode significar uma falha no processo de osseointegração ou uma infecção local, o que exige a intervenção de um dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

Por que implante dentário fica mole?

O implante dentário pode ficar mole caso não haja um processo de osseointegração ou ocorra alguma infecção local.

14/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Após realizar um implante dentário, é importante que o paciente siga todos os cuidados recomendados e fique atento a reações pós-cirúrgicas. Você sabia, por exemplo, que é possível sentir o implante mole após alguns dias? Isso pode ser um sinal de algum problema na gengiva, possivelmente ocasionado pela falta de cuidados com a alimentação e a profilaxia dentária. Para esclarecer o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, que explicou por que o implante dentário pode ficar mole em algumas situações.

É normal o implante dentário ficar mole? 

De acordo com a especialista, sentir o implante dentário mole - isto é, movendo-se dentro da gengiva, sem estar bem integrado ao osso - não é um sintoma normal e precisa ser avaliado o quanto antes pelo cirurgião-dentista responsável. “O implante tem um período de osseointegração. Mas, desde a sua colocação, ele já fica fixo no osso, sem nenhuma mobilidade”, explica a profissional. 

Caso o amolecimento surja muito tempo após a instalação do implante, quando a prótese também já está instalada, o quadro pode ser ainda mais preocupante. Nesse caso, o problema surge por conta do afrouxamento ou fratura do pilar intermediário (peça de ligação entre o implante e a prótese) causado por algum trauma ou mastigação excessiva. Nesse caso, é comum que o dente fique balançando, e cause dor e desconforto. Para evitar maiores problemas, você deve procurar o dentista para consertar o implante o quanto antes, provavelmente de forma cirúrgica.

Amolecimento no implante dentário pode ser causado por infecção ou problemas na cicatrização

De acordo com a cirurgiã-dentista, caso o implante dentário fique mole um pouco depois da cirurgia, existem basicamente duas causas possíveis: “Normalmente, quando o implante fica mole é porque não houve osseointegração ou porque ocorreu infecção local. Os dois casos podem ocorrer por falta de capacitação do profissional ou por falta de cuidados por parte do paciente. Na colocação de implante é extremamente importante que as duas partes sigam todos os cuidados para que o implante tenha sucesso”, orienta a especialista.

É importante destacar que a peri-implantite (infecção na gengiva e no osso, em volta do implante dentário) surge principalmente quando o paciente não segue os cuidados de alimentação e higiene bucal. Na primeira semana, por exemplo, é importante evitar alimentos remosos (como carne de porco e embutidos), ácidos e crocantes, que possam machucar o local da cirurgia. 

Também é recomendado evitar fazer esforço físico, aplicar compressa gelada nas primeiras 48 horas e, claro, seguir todas as instruções de profilaxia. Usar uma escova de cerdas macias e os produtos de higiene bucal indicados pelo dentista (creme dental e enxaguante específicos) também faz toda a diferença nesse período de recuperação. Esses cuidados garantem uma boa cicatrização e contribuem para a osseointegração do implante.

Como resolver o problema no implante dentário?

Em casos mais graves, de acordo com a dentista, é importante operar o local do implante o quanto antes. Caso contrário, o problema pode se estender e resultar em uma infecção bem mais profunda. “O implante deve ser removido imediatamente, principalmente se houver suspeita de infecção local. A causa da perda ou falta de osseointegração deve ser avaliada para que um novo planejamento de implante seja realizado. Nesses casos, também deve-se aguardar um período de cicatrização dos tecidos - em torno de 3 meses antes de colocar um novo implante”, finaliza a profissional.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias