Herpes no verão: veja dicas de como se prevenir
Quem tem o vírus do herpes sabe que quando chega o verão as chances de que ele se manifeste são ainda maiores. Além dos cuidados com as queimaduras de sol e hidratação, a preocupação em evitar o herpes bucal também deve ser redobrada nessa época.<
Compartilhar em suas redes
Quem tem o vírus do herpes sabe que quando chega o verão as chances de que ele se manifeste são ainda maiores. Além dos cuidados com as queimaduras de sol e hidratação, a preocupação em evitar o herpes bucal também deve ser redobrada nessa época. Apesar desse maior risco, existem formas de se proteger contra esse quadro, e curtir a estação da melhor forma possível, com muita praia, sol, piscina e bebida gelada! Confira as dicas da dermatologista Paula Periquito para esse momento.
Por que o herpes costuma aparecer mais no verão?
Todo ano quando chega o verão e você se preocupa em tomar cuidado para se prevenir contra o herpes. Mas afinal, por que ele é mais comum nessa época? A explicação está relacionada com a imunidade. “A radiação solar tem o poder de diminuir a imunidade local da pele, além de danificar a camada de proteção superficial nos casos de exposição prolongada ao sol”, explica a profissional. Por isso, durante os dias de sol a pele fica mais suscetível a alguns tipos de infecção, e é nesse momento que o herpes bucal ganha força e se manifesta no corpo.
“É importante salientar que, infelizmente, quem tem herpes uma vez pode apresentar outros episódios sempre que a imunidade local da pele estiver prejudicada”, esclarece Paula. Além do calor, isso pode acontecer também em situações de frio excessivo, nas quais o lábio fica ressecado demais, ou durante a gestação.
Veja algumas dicas da especialista para evitar o problema
A má notícia é que ainda não existe uma cura para o herpes, mas é possível realizar um controle! Aplicar protetor solar labial e hidratantes podem ajudar na prevenção da doença, por isso invista neles durante o verão. “Porém algumas pessoas têm episódios de repetição e precisam de um tratamento conhecido como de supressão que é feito com um aminoácido chamado Lisina e tem o poder de suprimir a replicação do vírus e evitar que ele apareça”, diz ela. Esse tratamento é feito por via oral e dura em torno de 6 meses. Caso você se identifique com essa situação, pergunte sobre ele ao seu médico!
Caso ele apareça, o que deve ser feito?
Se você viaja para uma cidade de praia, dá sorte de pegar os dias ensolarados e resolve investir no bronze, pode ser que mesmo com o uso do protetor labial o problema apareça. Nesse caso, segundo a dermatologista, a melhor opção é a limpeza local com água boricada para prevenir infecções bacterianas secundárias. “Cremes contendo a medicação aciclovir funcionam muito pouco e em casos mais extensos o ideal é mesmo iniciar a medicação por via oral”, recomenda ela. Sempre com a indicação de um médico, é claro. Além disso, é importante evitar o contato com outras pessoas pois trata-se de uma doença extremamente contagiosa!