Harmonização facial: como saber se devo fazer? Cirurgiã-dentista dá dicas sobre os procedimentos
A harmonização facial é indicada, geralmente, para casos pós-cirúrgicos ou em acidentes que deixam sequelas, resultando em um sorriso e contornos faciais mais harmônicos
A harmonização facial é indicada, geralmente, para casos pós-cirúrgicos ou em acidentes que deixam sequelas, resultando em um sorriso e contornos faciais mais harmônicos

Publicador de Conteúdos e Mídias

Harmonização facial: como saber se devo fazer?

A harmonização facial é indicada, geralmente, para casos pós-cirúrgicos ou em acidentes que deixam sequelas, resultando em um sorriso e contornos faciais mais harmônicos.

29/09/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A harmonização facial não serve apenas para realizar mudanças estéticas, sabia? Os procedimentos, muitas vezes, ajudam a corrigir assimetrias, a tornar o sorriso mais harmônico e até a melhorar a funcionalidade da arcada dentária do paciente. Por isso, ter o acompanhamento de um cirurgião-dentista e de outros profissionais especializados (como dermatologistas e cirurgiões) é de suma importância em todo o processo. 

Mas, como saber se você realmente deve fazer harmonização facial? Os resultados são duradouros? Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, que esclareceu vários pontos importantes. Confira!

Para que serve a harmonização facial?

Para fazer harmonização facial, antes de tudo, é muito importante identificar bem o problema a ser resolvido com a ajuda de um profissional especializado. De acordo com a cirurgiã-dentista, os procedimentos tendem a ser indicados em casos pós-cirúrgicos ou de acidentes que deixam sequelas. “A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que visam deixar a face mais harmônica ou corrigir algumas deformidades faciais leves. Ela é indicada em casos de deformidades dentofaciais, de pós-cirurgias, sequelas de traumatismo e estética”, explica a especialista.

De acordo com um estudo publicado na Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, o uso do ácido hialurônico, em especial, ajuda a prevenir o envelhecimento e a dar volume e hidratação às zonas faciais. Sua aplicação em forma injetável é praticamente indolor, garante um preenchimento dérmico bem eficaz e resulta em contornos faciais mais harmônicos. A Dra. Barreto destaca que, quando indicada por um profissional quailificado, a harmonização facial pode trazer muitos benefícios ao paciente, principalmente com relação ao bem-estar e autoestima. 

Como é feita a harmonização facial?

Existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas na harmonização facial. De acordo com a dentista, o método de tratamento depende da área a ser tratada. Ainda assim, é possível destacar algumas substâncias bastante utilizadas nos tratamentos: “É um conjunto de procedimentos que incluem tratamento global da face através de produtos injetáveis, como preenchedores, bioestimuladores de colágeno, toxina botulínica (também conhecida como botox) e emptiers. Também podem ser realizados procedimentos de gerenciamento de pele, como peelings e ultrassom microfocado”, destaca a profissional.

É importante destacar que, para render bons resultados, a harmonização facial deve ser feita levando em conta todas as particularidades do paciente. Por isso, de acordo com a dentista, a primeira consulta é indicada para estudar o formato do rosto do paciente e observar minúcias. “Primeiramente, o paciente passa por uma consulta com análise facial, na qual são analisadas as queixas do paciente e os pontos de possível melhora facial com naturalidade. Aí, sim, é feito um plano de tratamento com os procedimentos mais adequados para cada caso”, complementa a especialista.

Harmonização facial dura quanto tempo?

Você já se perguntou quanto tempo dura, geralmente, os resultados da harmonização facial? Por se tratar de procedimentos que utilizam diferentes substâncias, é difícil prever a durabilidade exata de cada intervenção estética. Ainda assim, de acordo com a dentista, é possível fazer uma média de quanto dura cada tratamento. “Depende do produto a ser utilizado, da marca e dos tratamentos realizados. Em média, a toxina botulínica (botox), por exemplo, dura em torno de 4 meses. Já preenchedores, em média 1 ano", afirma a profissional. Algumas aplicações de ácido hialurônico, por exemplo, podem durar cerca de 2 anos. Mas, para garantir uma maior duração e evitar problemas no processo, é importante seguir todas as orientações do seu profissional de confiança, ok?

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias