Saúde bucal na Gestação: é arriscado arrancar um dente durante a gravidez?
Mulher grávida sentada em sua mesa no escritório, parecendo desconfortável com dor de dente
Mulher grávida sentada em sua mesa no escritório, parecendo desconfortável com dor de dente

Publicador de Conteúdos e Mídias

Grávida Pode Arrancar Dente?

Sim, gestantes podem extrair dentes. Mas precisa ser com cautela. Leia mais e entenda como você pode cuidar do seu sorriso sem atrapalhar a gravidez. 

26/08/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que a gravidez traz uma série de questionamentos que vão muito além das roupinhas do bebê ou do nome que ele terá? 

Sim, é verdade! E entre as inúmeras dúvidas, uma surge mais forte: "Posso arrancar um dente estando grávida?" 

Se isso já passou pela sua cabeça, você não está sozinha. E pra esclarecer tudo isso, fomos conversar com uma expert no assunto: a Dra. Patrícia Almeida!

Então, mamãe pode ou não pode arrancar dente na gravidez?

Eis a resposta: sim! Mas, calma, não é assim tão simples. A Dra. Patrícia Almeida ressalta que a extração pode ser feita, mas com precauções. 

"O mais importante é que haja uma troca de informações entre o dentista e o obstetra. Assim, tudo fica mais seguro para você e para o bebê!" 

E em relação à anestesia? 

A Dra. Patrícia é categórica: "Nada de agentes vasoconstritores! Eles, em excesso, podem interferir na circulação do pequenino."

E outros procedimentos dentários, tudo bem fazer?

Olha só que alívio: a maioria é super tranquila de ser realizada, desde que com o aval do seu médico. O Ministério da Saúde até enfatiza que é bom para evitar problemas maiores no futuro. Mas, de preferência, opte por fazer no segundo trimestre. Por quê? Porque é uma fase mais amena dos enjoos e você se sente mais à vontade.

Mas e os cuidados diários com a boca, como ficam?

Esse é o pulo do gato! Na gravidez, tudo muda, até a saúde bucal. 

"Gengivite e cáries dão as caras mais frequentemente", comenta Dra. Patrícia. E aqui vai um alerta: descuidar da higiene bucal pode ter consequências, como o nascimento prematuro.

Dica preciosa: faça o pré-natal odontológico! 

Sim, ele existe! 

É um acompanhamento focado na saúde bucal da gestante. Ao apresentar sua Caderneta da Gestante, a unidade de saúde te encaminhará para esse cuidado especial.

Portanto, mamãe, cuidar da sua boca é, indiretamente, cuidar do seu bebê. Valorize-se, cuide-se e não deixe de sorrir - afinal, mãe feliz é sinônimo de bebê feliz! 

E aí, gostou? 

Fique ligada que logo mais trazemos outras dicas incríveis para você brilhar ainda mais! 

Atualizado em 5/12/2023
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias