Saúde bucal na Gestação: é arriscado arrancar um dente durante a gravidez?
É possível extrair um dente durante a gestação. Mas é preciso que o obstetra e o dentista trabalhem em conjunto
É possível extrair um dente durante a gestação. Mas é preciso que o obstetra e o dentista trabalhem em conjunto

Publicador de Conteúdos e Mídias

Gestante pode arrancar dente?

Entenda os cuidados necessários ao considerar a extração de um dente durante a gravidez e como manter sua saúde bucal durante esse período especial.

26/08/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que a gravidez traz uma série de questionamentos que vão muito além das roupinhas do bebê ou do nome que ele terá? 

Sim, é verdade! E entre as inúmeras dúvidas, uma surge mais forte: "Posso arrancar um dente estando grávida?" 

Se isso já passou pela sua cabeça, você não está sozinha. E pra esclarecer tudo isso, fomos conversar com uma expert no assunto: a Dra. Patrícia Almeida!

Então, mamãe pode ou não pode arrancar dente na gravidez?

Eis a resposta: sim! Mas, calma, não é assim tão simples. A Dra. Patrícia Almeida ressalta que a extração pode ser feita, mas com precauções. 

"O mais importante é que haja uma troca de informações entre o dentista e o obstetra. Assim, tudo fica mais seguro para você e para o bebê!" 

E em relação à anestesia? 

A Dra. Patrícia é categórica: "Nada de agentes vasoconstritores! Eles, em excesso, podem interferir na circulação do pequenino."

E outros procedimentos dentários, tudo bem fazer?

Olha só que alívio: a maioria é super tranquila de ser realizada, desde que com o aval do seu médico. O Ministério da Saúde até enfatiza que é bom para evitar problemas maiores no futuro. Mas, de preferência, opte por fazer no segundo trimestre. Por quê? Porque é uma fase mais amena dos enjoos e você se sente mais à vontade.

Mas e os cuidados diários com a boca, como ficam?

Esse é o pulo do gato! Na gravidez, tudo muda, até a saúde bucal. 

"Gengivite e cáries dão as caras mais frequentemente", comenta Dra. Patrícia. E aqui vai um alerta: descuidar da higiene bucal pode ter consequências, como o nascimento prematuro.

Dica preciosa: faça o pré-natal odontológico! 

Sim, ele existe! 

É um acompanhamento focado na saúde bucal da gestante. Ao apresentar sua Caderneta da Gestante, a unidade de saúde te encaminhará para esse cuidado especial.

Portanto, mamãe, cuidar da sua boca é, indiretamente, cuidar do seu bebê. Valorize-se, cuide-se e não deixe de sorrir - afinal, mãe feliz é sinônimo de bebê feliz! 

E aí, gostou? 

Fique ligada que logo mais trazemos outras dicas incríveis para você brilhar ainda mais! 

Atualizado em 5/12/2023
 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias