A escova de dentes pode influenciar o tratamento da gengivite?
A sua escova de dentes pode te ajudar a tratar a gengivite. Saiba mais
A sua escova de dentes pode te ajudar a tratar a gengivite. Saiba mais

Publicador de Conteúdos e Mídias

Gengivite: a escova de dentes usada influencia o tratamento?

Embora seja uma medida simples, a troca da escova de dentes durante o tratamento da gengivite pode fazer toda a diferença no controle do quadro. Saiba mais.

22/07/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Embora seja uma medida simples, a troca da escova de dentes durante o tratamento da gengivite pode fazer toda a diferença no controle do quadro. Segundo a Dra. Patrícia Almeida, “a escova de dentes, principalmente nas cerdas, acumula bactérias que acabam sendo transferidas para a gengiva durante a escovação”. Por essa razão, negligenciar este detalhe pode agravar o quadro de inflamação.

“Quando estamos com algum tipo de doença ou inflamação que aumenta o número de bactérias, como a gengivite, por exemplo, a recomendação é trocar de escova, pois, caso contrário, o meio bucal continuará contaminado”, orienta a dentista.

Escova de dentes ideal: como escolher?

Mesmo em condições saudáveis, a escolha da escova de dentes deve ser feita com atenção. O objeto deve ter características específicas para garantir que a escovação seja feita de forma correta – e, em pacientes com gengivite, essa preocupação se torna ainda mais importante. De acordo com a Dra. Patrícia, “a escova de dentes deve ser sempre macia, não pode ser muito dura para não machucar mais a região”. O ideal é tirar todas as suas dúvidas com o dentista que te acompanha para alinhar a melhor técnica de higiene bucal.

A dentes Oral B Iconic premium é a melhor escova de dentes para você que quer evitar o aparecimento de gengivite. Com suas cerdas macias em formato de x, ela ajuda a remover a placa acumulada nos dentes sem ferir a gengiva, evitando a inflamação e o acúmulo de tártaro na gengiva, que é prejudicial para a sua saúde bucal. A cabeça também possui um formato diferenciado para que você possa alcançar espaços difíceis durate a sua higiene bucal diária. Além disso, ela também possui cabo ergonômico, permitindo melhor controle da escova durante a escovação.  

Gengivite: como tratar?

O tratamento da inflamação na gengiva varia de acordo com a gravidade do quadro. Por isso, para saber como tratar gengivite, é essencial passar por uma avaliação odontológica individualizada. “Em alguns casos, reforçar a higiene bucal utilizando o fio dental após todas as refeições é o suficiente para solucionar o problema. Mas, existem casos em que é preciso realizar limpezas e raspagens periódicas e utilizar medicamentos específicos”, alerta a dentista.

“Em geral, cuide bem da sua higiene bucal, sempre escovando os dentes e passando fio dental após todas as refeições. Além disso, faça acompanhamento com um dentista regularmente e, sempre que notar algo de diferente, procure o profissional para realizar um tratamento adequado”, aconselha a especialista.

Redação: Dóris Marinho

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias