04.11.2021

Gengiva coçando é normal? Veja a explicação para o quadro!

Você tem lidado com coceira na gengiva? Descubra o que pode ser e o como tratar o quadro!
Você tem lidado com coceira na gengiva? Descubra o que pode ser e o como tratar o quadro!

Lidar com a gengiva coçando é algo que traz muitas dúvidas para os pacientes. Embora seja comum durante a infância devido ao nascimento dos primeiros dentinhos, a condição pode indicar problemas na fase adulta. Por conta disso, é importante consultar um dentista especializado para garantir o melhor diagnóstico e tratamento para coceira na gengiva. Para saber mais sobre esse assunto, conversamos com a dentista Uila Ramos que trouxe informações valiosas sobre o que fazer nesse caso. Veja só!

A coceira na gengiva é um sinal de alerta para saúde bucal

Se engana quem pensa que a coceira na gengiva ocorre apenas durante a infância. Na verdade, o quadro também pode atingir adultos e servir de alerta para outros problemas. “A gengiva coçando pode estar relacionada à condição de estomatite alérgica”, adianta a especialista. 

Nesse caso, o contato do tecido gengival com substâncias contidas em alimentos, doces, enxaguantes bucais, materiais restauradores ou de moldagem podem causar a reação alérgica local na gengiva e mucosas. Além disso, vale ressaltar que a estomatite alérgica de contato pode se apresentar de forma aguda ou crônica. Sendo assim, o paciente pode relatar coceira na gengiva, assim como a sensação de formigamento e edema. 

Gengiva coçando é sinônimo de acúmulo de placa bacteriana: mito ou verdade?

Mito. De acordo com a especialista, a gengiva coçando não é um dos sintomas do excesso de placa bacteriana. “A gengivite induzida pelo acúmulo de placa é um quadro inflamatório que resulta em uma resposta tecidual do organismo frente à ação bacteriana, com a liberação de mediadores químicos e migração de células pró-inflamatórias para o sítio de infecção”, explica Uila. 

Na prática, a condição contribui para a mudança da aparência do tecido mucoso, de rósea e pontilhada quando está saudável para vermelha, lisa e edemaciada durante a inflamação. Mas, ainda que a coceira na gengiva não seja sinônimo de gengivite, é importante consultar um profissional qualificado para garantir o tratamento correto.

Gengiva coçando requer um diagnóstico e tratamento profissional

Ainda que não existam comprovações científicas de que a coceira na gengiva é sinônimo de doença periodontal, o sintoma requer uma atenção especial. Por isso, ao notar o incômodo, o primeiro passo é buscar um profissional qualificado para realizar um diagnóstico correto. “Na maioria das vezes, faz parte do tratamento a orientação sobre os métodos de higiene bucal diária, como o uso de fio dental e escovação após as refeições", releva a dentista.

Além disso, também é preciso orientar o paciente sobre o estilo alimentar, incluindo uma dieta equilibrada e nutritiva que favoreça a manutenção da saúde bucal e o consumo adequado de água”, revela a dentista. Nesse caso, é importante evitar o uso de remédios caseiros, já que eles podem piorar o quadro e trazer complicações maiores. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE 10.380


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal