
Fita para clareamento dental funciona? Dentista esclarece!
Você sabe o que é fita para clareamento dental? A técnica que promete um sorriso branco tem virado tendência entre os pacientes. Saiba mais sobre esse clareamento dental caseiro!
Compartilhar em suas redes
O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes. Afinal, com o passar do tempo, é comum que os dentes escureçam e surja o desejo de torná-los brancos novamente. Dentre as diferentes técnicas utilizadas, a fita para clareamento dental tem conquistado cada vez mais adeptos. Mas será que esse tratamento realmente funciona? Para entender melhor como funciona esse clareamento dental caseiro, conversamos com o dentista Djalma Faria, de São Paulo. Veja só o que ele nos contou!
Afinal, a fita para clareamento dental funciona?
Antes de esclarecer essa dúvida, é preciso entender como é feita o tratamento com fita para clareamento dental. “O tratamento consiste em tiras que contém peróxido de hidrogênio com concentração igual ou inferior a 10%. Cada tira abrange uma parte da arcada, divididas em superior e inferior”, explica o dentista. Justamente por conta dessa composição, é possível afirmar que a fita para clareamento dental funciona. “Durante a técnica ocorre uma reação química com o peróxido de hidrogênio que ajuda a clarear os dentes”, afirma Djalma.
No entanto, é preciso ressaltar que as instruções para o uso desse tipo de clareamento dental devem ser seguidas para garantir um bom resultado. “Deve-se colocar em cada arcada a tira contendo o peróxido de hidrogênio por 30 minutos, tomando cuidado para não tocar em gengiva e região de palato”, aconselha. Além disso, vale lembrar que para conquistar um sorriso branco são necessárias, no mínimo, 10 aplicações da fita para clareamento dental.
Fita para clareamento dental: qualquer paciente pode usar?
De maneira geral, não existem muitas barreiras que impeçam o uso da fita para clareamento dental. Ainda assim, é importante ficar atento a algumas contraindicações para a técnica. “Esse tipo de clareamento não é indicado para pessoas com sensibilidade dentária e portadores de aparelhos ortodônticos”, revela o profissional.
Além destes, a presença de problemas periodontais, como gengivite e periodontite, também podem impedir a utilização da fita para clareamento dental. Por isso, antes de investir na técnica, o ideal é consultar o seu dentista para garantir que o tratamento pode ser feito.
O uso da fita para clareamento dental exige um acompanhamento profissional
Embora seja considerado um clareamento dental caseiro, as fitas de peróxido de hidrogênio também exigem o acompanhamento profissional. “O principal cuidado para todo e qualquer procedimento que envolva atuação direta nos dentes é fazer tudo com a supervisão de um profissional especializado”, aconselha o dentista. Isso porque o uso inadequado da fita para clareamento dental pode resultar em sensibilidade dentária, manchas e outros problemas bucais. Então, já sabe, né? Nada de começar o clareamento dental por conta própria.
Este artigo contou com a participação de:
Djalma Faria - Ortodontista formado pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista no sistema invisalign, ortodontia funcional dos maxilares e ortodontia autoligável.
CRO-SP: 59104