Evitar os doces, usar o fio dental e fazer uma boa escovação: 5 passos para evitar a cárie
Tenha uma boa alimentação. Deixe os doces e alimentos cítricos de lado e prefira aqueles alimentos mais fibrosos que demoram um tempo para serem mastigados
Tenha uma boa alimentação. Deixe os doces e alimentos cítricos de lado e prefira aqueles alimentos mais fibrosos que demoram um tempo para serem mastigados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Veja 5 passos para evitar o surgimento da cárie

Seja entre os dentes ou na superfície deles, a cárie é uma doença temida em qualquel lugar do sorriso. Com o surgimento dela pode haver dor, mau hálito e, se não for tratada, a perda parcial ou total do dente afetado. Ninguém quer passar por isso, não é

26/02/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seja entre os dentes ou na superfície deles, a cárie é uma doença temida em qualquel lugar do sorriso. Com o surgimento dela pode haver dor, mau hálito e, se não for tratada, a perda parcial ou total do dente afetado. Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Para evitar esse problema bucal, precisamos ficar atentos às dicas de cuidados. Com a ajuda da dentista Thalita Costa, o Sorrisologia mostra 5 passos capazes de evitar o aparecimento da cárie.

É preciso evitar alguns alimentos

Alimentos doces, cítricos e industrializados tendem a fazer mal para os dentes. Isso não quer dizer que devemos nos privar, mas se isso ocorrer frequentemente e a higiene bucal não for feita adequadamente, há acúmulo de placa e lesões cariosas podem surgir no seu sorriso. A dentista indica uma dieta balanceada para seu sorriso. "Prefira alimentos fibrosos, como folhas, sementes e alimentos integrais, pois estes levam um tempo para serem mastigados, o que faz as nossas glândulas produzirem mais saliva", orienta ela.

O fio dental é sempre importante

A profissional explica que tudo começa com o uso do fio dental. "Ele limpa onde a escova não chega, ou seja, entre os dentes". O fio deve ser passado em todos os dentes, sem exceção, e precisa entrar na gengiva e sair, com movimentos de vai e vem, removendo toda a placa. A dentista ainda explica para não usar o mesmo fio para todos os dentes, por isso, desenrole sempre um novo pedaço quando passar para o próximo dente. "Não se incomode com o tanto de fio gastado, pois é melhor um dente e gengivas saudáveis, que infeccionadas por placa", alerta a especialista.

Escove os dentes com uma boa escova

"Ao escovarmos os dentes e línguas estamos removendo a placa de bactérias (aquela massinha branca que sai no fio dental e que deve ser sempre removida)", explica. Ela ainda orienta que devemos ter mais atenção nas áreas de difícil acesso. "Focar a escovação naquelas regiões onde se acumulam as placas e não saem com saliva, fala e mastigação (linha da gengiva e dente, região que se mastiga e entre os dentes)", completa Thalita. Para facilitar, use uma escova com cerdas CrissCross. Ela é capaz de limpar todos os lugares mais escondidos do seu sorriso, fazendo um carinho nos seus dentes com cerdas macias e suaves.

Vá ao dentista regularmente 

Ir ao dentista não é um sinônimo de obrigação. Precisamos lidar com esse momento como se fosse um ritual para o bem do nosso sorriso. Por isso, a visitação regular ao dentista se faz tão importante. “É o dentista que irá te dizer aonde você falha na escovação, onde há maior acúmulo de alimentos, placas de bactérias, negligências e assim você poderá completar sua escovação de forma correta, obtendo a sua saúde bucal”, diz a dentista. Isso ajuda muito na prevenção de doenças, como a cárie, e a tratá-las ainda no estágio inicial.

Beber água faz bem para o sorriso

Praticar atos simples e necessários, como beber água, ajuda a manter seu sorriso longe das cáries. "Além de manter a boca hidratada, ela também protege todas as estruturas orais através da nossa saliva. Ao ingerirmos água, limpamos nossos dentes e língua dos restos alimentares ingeridos recentemente, apesar de muito superficialmente", assegura Thalita.

O passo a passo para viver longe das cáries:

1) Tenha uma boa alimentação. Deixe os doces e alimentos cítricos de lado e prefira aqueles alimentos mais fibrosos que demoram um tempo para serem mastigados

2) Antes de escovar os dentes, use o fio dental. Só ele limpa onde a escova não chega e é capaz de evitar a cárie entre os seus parceiros bucais.

3) Deixe a preguiça de lado e pratique uma boa escovação. Assim conseguimos remover o acúmulo de placa bacteriana, início de uma cárie, do nosso sorriso.

4) Vá ao dentista. Visitar esse profissional é essencial para evitar o surgimento de alguma lesão cariosa ou tratá-la logo no início.

5) Beba bastante água. Ela mantém sua boca hidratada, protege as estruturas orais e ajuda a limpar a boca superficialmente.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Thalita Costa - Cirurgiã-dentista
Rio de Janeiro-RJ
CRO-SP: 113895

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias