10.05.2022

Escovas de dentes mais duras limpam os dentes melhor?

A escova de cerdas duras é indicada apenas para higienizar estruturas duras (como coroas totais), enquanto a escova de cerdas macias é a mais apropriada para fazer a higiene bucal diária
A escova de cerdas duras é indicada apenas para higienizar estruturas duras (como coroas totais), enquanto a escova de cerdas macias é a mais apropriada para fazer a higiene bucal diária

Para fazer uma boa higienização bucal, escolher a escova de dentes certa é um ponto muito importante, sabia? Algumas pessoas acreditam que a escova de dente dura, por exemplo, é capaz de fazer uma limpeza mais eficiente. Mas será que isso realmente procede? O Sorrisologia conversou com a dentista Sônia Groisman, que falou mais sobre o tipo de escova ideal para utilizar no dia a dia.

Escova de dente dura é melhor para limpar os dentes?

De acordo com a dentista Sônia Groisman, a ideia de que a escova de dentes com cerdas duras é melhor para a higiene não passa de um mito. Fazer muita força durante a escovação, na tentativa de limpar melhor os dentes, é outro erro comum que pode resultar em problemas bucais. “As escovas de cerdas duras podem prejudicar as gengivas, causando retrações gengivais e desgaste dentário”, explica a profissional. 

Vale destacar, ainda, que para quem tem sensibilidade dental, esse tipo de escova tende a ser ainda mais prejudicial, pois contribui para o desgaste do esmalte. Assim, os dentes ficam ainda mais vulneráveis às variações de temperatura e aos alimentos ácidos. O ideal, nesse caso, é utilizar escovas mais macias e apostar no creme dental para dentes sensíveis.

Escova de dente dura pode ser útil para limpar coroas dentárias e estruturas duras

É importante destacar que a escova de dente dura pode sim ter utilidade na higiene bucal. De acordo com a Dra. Groisman, ela é perfeita para limpar estruturas duras, como próteses dentárias fixas ou removíveis. “Para pacientes que apresentam coroas totais, essas escovas podem ser bastante úteis“, ressalta a especialista. Ainda assim, para escovar os dentes naturais, o ideal é não utilizar esse tipo de escova, ok? 

Escova de cerdas macias é a ideal para a higienização diária

Quando se trata de escolher a melhor escova de dentes para a saúde bucal, a dentista destaca que o ideal é sempre optar pelos modelos mais macios. “Elas efetivam realmente a higienização, além de terem a cabeça útil pequena, o que permite a higienização correta em pequenos movimentos”, explica. As cerdas macias conseguem remover as placas bacterianas e realizam uma limpeza sem agredir a gengiva e o esmalte do dente. Uma boa dica, inclusive, é consultar o seu dentista para escolher a escova com cerdas macias mais apropriada para as suas particularidades.

Consulte um dentista para escovar os dentes corretamente

Além de escolher bem os produtos de higiene bucal, é importante tomar certos cuidados durante a escovação. Deve-se evitar, por exemplo, fazer movimentos contrários à gengiva e lembrar de não fazer muita força contra os dentes. O ideal é escovar os dentes por entre 5 e 10 minutos, movimentando a escova da gengiva para baixo. De acordo com a Dra. Groisman, o tamanho da escova de dentes é outro ponto que precisa ser levado em conta. “A técnica correta é aquela que o paciente está acostumado e necessita de adequação para realizar a higienização com movimentos curtos. Daí, a importância de a cabeça da escova (e das cerdas) serem pequenas e uniformes”, finaliza a profissional.


Tags:

higiene bucal escova de dente saúde bucal dentes gengiva produtos de higiene bucal

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal