Escovar os dentes com muita força vai deixá-los mais limpos?
Escovar os dentes com mais força não vai deixá-los mais limpos, inclusive pode fazer mal
Escovar os dentes com mais força não vai deixá-los mais limpos, inclusive pode fazer mal

Publicador de Conteúdos e Mídias

Escovar os dentes com muita força vai deixá-los mais limpos?

Escovar os dentes com força pode deixar eles mais limpos? Confira o que a especialista diz

24/02/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Existe uma crença comum de que escovar os dentes com força vai resultar em uma limpeza mais eficaz. Mas isso não é verdade. O excesso de força na escovação não só não vai deixar os dentes mais limpos, como também pode levar ao desgaste do esmalte que os protege e causar sensibilidade dentária. Mas se esse não é o caminho, o que fazer para deixar os dentes mais limpos? 

A fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa questão, conversamos com a dentista especialista em odontopediatria Dóris Rocha Ruiz que deu dicas para uma escovação mais eficaz. Confira!

A higiene bucal regular é mais eficaz que escovar os dentes com força

Se você sente necessidade de escovar os dentes com força para que eles fiquem limpos, pode ser que a regularidade da sua higiene oral não esteja adequada. A dentista Dóris Rocha Ruiz explica que, em vez da força imprimida na escovação, manter a constância nos cuidados diários com os dentes é o que vai deixá-los mais limpos.  “Com certeza não é a força na pressão da escova de dentes que fará a boa escovação dos dentes, mas a regularidade da higiene oral diária”, afirma.

Isso significa escovar os dentes todos os dias pela manhã e antes de dormir, bem como após as principais refeições. Ainda segundo a especialista, além de escovar os dentes nos momentos certos, é importante se atentar aos movimentos e ao tipo de escova e creme dental utilizados. “Boa qualidade dos movimentos durante a escovação e os recursos adequados prescritos pelo dentista”, diz.

Como escolher o melhor escova de dentes para melhorar a limpeza

Como destacado por Dóris, o ideal é que a escolha da sua escova de dentes seja orientada por um dentista, uma vez que não existe um modelo único ideal para todas as pessoas. De forma geral, as escovas de cerdas macias são as mais indicadas por dentistas, justamente para evitar danos ao esmalte do dente e às gengivas. No entanto, as escovas de dentes de cerdas duras podem ser mais eficazes na limpeza de próteses.

Mais do que escolher a escova de dentes certa, é importante lembrar de trocá-la trimestralmente que é quando as cerdas começam a ficar desgastadas e se tornam ineficazes na limpeza, o que pode estimular a necessidade de escovar os dentes com força.

Como deixar os dentes mais limpos? Saiba como fazer a escovação correta

Se você quer ter dentes mais limpos sem ter que usar a força, é importante aprender a fazer a escovação da forma certa. “O correto é fazer de forma suave e em todas as superfícies dos dentes, de forma a limpar os dentes e a gengiva. Lembrando de limpar a língua no final. Seguindo sempre as orientações específicas do dentista sobre a higiene oral”, ensina a dentista. Também é importante dedicar ao menos 30 segundos escovando cada área da arcada.

A especialista também recomenda utilizar uma pasta de dente contendo flúor na composição e na quantidade indicada pelo dentista. Por fim, Dóris volta a ressaltar a importância de manter a regularidade das escovações no dia a dia. “Fazer a higiene oral todos os dias após a primeira refeição do dia e a última da noite, sempre que possível, incluir após o almoço”, destaca.

Participou desse artigo a especialista:

Dóris Rocha Ruiz
CRO-SP 38458
Especialista em odontopediatria e mestre em Ciências pela disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da UNIFESP. Membro do Grupo de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo e consultora da Global Child Dental Fund (UK).

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias