Escova ortodôntica: apenas pacientes em tratamento ortodôntico podem usar?
14.06.2017
Escova ortodôntica pode ser usada fora do tratamento ortodôntico?

Quem usa aparelho fixo sabe que precisa de um kit de higiene bucal diferente dos demais. Além de fazer a higiene dos dentes, os produtos precisam ser voltados para a limpeza de todas as estruturas do acessório, como os bráquetes e fios. Para deixar tudo bem limpo, a escova ortodôntica é a ferramenta mais indicada. Mas além do paciente que está passando pelo tratamento, o produto também pode ajudar na higiene de outros casos? A ortodontista Tatiana Rysovas esclarece.
Quem pode usar a escova ortodôntica?
Embora a escova tenha sido desenvolvida para pacientes ortodônticos, a ferramenta não é proibida de ser utilizada por outras pessoas. Por outro lado, a especialista atenta que o seu uso geral é contraindicado devido ao formato dos tufos, que servem exclusivamente para encaixar nas estruturas. “Justamente por ter essas cerdas desenhadas, que limpam em volta das peças, ela não é recomendada para quem não tem o acessório”, diz. Se isso for feito, acaba refletindo em uma higiene bucal incorreta
Em contrapartida, a especialista garante que esse é o produto mais apropriado para acabar com o acúmulo de placa bacteriana e evitar doenças bucais ao longo de todo tratamento. “É preciso ter muita atenção e alguns cuidados especiais para fazer a escovação de maneira adequada e conseguir conservar o aparelho limpinho”, afirma.
Ela é recomendada para outros tipos de aparelho
Mesmo que não seja feita para outros tipos de sorriso, a escova ortodôntica pode fazer parte da higiene de vários modelos de aparelho ortodôntico. A profissional garante que essa ferramenta é ótima para pacientes que usam aparelhos fixos apenas com arcos e fios. “Eles são difíceis de higienizar”, ressalta. Se você tem aparelho e ainda não usa essa ferramenta, o que acha de pensar no assunto?
Conheça os benefícios da escova
Quem usa aparelho fixo sabe muito bem de todas as dificuldades que encontra na hora de fazer a higiene bucal. Ainda bem que existem ferramentas que ajudam a tornar esse momento mais fácil, como a escova ortodôntica. “Essas ferramentas são muito úteis para uma perfeita limpeza. Por isso os acessórios desenvolvidos para esse fim sempre são bem-vindos”, comenta a Tatiana.
A escova ortodôntica possui vários benefícios. Ela varre toda a sujeira do sorriso além dos ferrinhos, previne o surgimento de cáries, do mau hálito e ajuda a manter o seu tratamento em dia. Quer coisa melhor? Consulte o seu ortodontista e descubra mais sobre o que essa ferramenta pode fazer pela sua saúde bucal.