23.11.2021

Escova de dentes suja: saiba como cuidar desse acessório

Descubra a importância de limpar escova de dentes e os cuidados necessários com o acessório
Descubra a importância de limpar escova de dentes e os cuidados necessários com o acessório

Saber cuidar da escova de dentes pode melhorar consideravelmente a sua saúde bucal. Embora a maioria dos pacientes não tenham esse hábito, ele é tão importante quanto a escovação e o uso do fio dental após as refeições. Quando não higienizada da maneira correta, a escova de dentes pode servir de porta de entrada para outras bactérias, prejudicando o seu sorriso. 

Por isso, além das leves batidinhas na pia depois de escovar os dentes, é preciso ir além com alguns cuidados específicos. Pensando em garantir um guia completo sobre o assunto, o time de Sorrisologia conversou com o dentista Thales Cardoso, de São Paulo, que revelou como limpar a escova de dentes corretamente. Veja só!

Escova de dentes suja apresenta cerdas desgastadas e outros sinais visíveis

Atire a primeira pedra quem nunca se perguntou como identificar uma escova de dentes suja. Na maioria das vezes, o acessório apresenta sinais bem claros de que está chegando ao fim da sua vida útil. “Normalmente, quando as cerdas estão muito abertas ou amassadas significa que a escova de dentes não está funcionando como deveria”, alerta o profissional. 

Mas, ainda que o utensílio não apresente características óbvias de sujeira, é importante ligar o sinal de alerta. Isso porque a escova de dentes pode apresentar placas e resíduos que não são visíveis, mas pode servir de “festa” para bactérias que prejudicam a saúde bucal. 

O uso de uma escova de dentes suja pode trazer prejuízos para a sua saúde bucal

Se você ainda não sabe como limpar escova de dentes, está na hora de virar o jogo. Isso porque esse simples hábito pode fazer toda a diferença na manutenção da sua saúde bucal. De acordo com o dentista, a falta de limpeza da escova de dentes pode favorecer o surgimento de algumas doenças bucais.

“As bactérias e os restos alimentares que estavam na boca ficam na escova de dentes. Ao realizar a higiene bucal novamente sem limpar o acessório, você irá trazê-los de volta para a cavidade oral”, afirma o dentista. Nesse caso, o resultado pode ser complicações que antes não existiam, como mau hálito, cáries e outras doenças bucais. 

Além disso, o armazenamento da escova de dentes é outro fator que pode prejudicar a saúde do seu sorriso. O banheiro, por exemplo, é um local repleto de bactérias, inclusive de coliformes. Justamente por isso, é importante saber como limpar a escova de dentes e, assim, evitar o acúmulo desses microrganismos no acessório. 

Como limpar escova de dentes?

Antes de mais nada, é preciso entender que limpar a escova de dentes deve ser um hábito diário. “Depois da escovação, higienize o acessório com água corrente e seque com uma toalha limpa ou papel toalha”, aconselha o dentista. Outro truque que pode ser colocado em prática é limpar a escova de dentes com água sanitária ou produtos à base de clorexidina. 

“Deixe o produto agir de 10 a 15 minutos para eliminar os germes e bactérias. Em seguida, lave com água corrente e seque”, orienta o profissional. Mas lembre-se: nunca deixe a escova de dentes úmida. Esse descuido pode favorecer a proliferação de bactérias e prejudicar a sua saúde bucal. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Thales Wilson Cardoso - Graduado em odontologia pela UNESP em São José dos Campos. Especialista em harmonização facial pela Faculdade do Centro Oeste Pinelli Henriques e professor convidado em Harvard.
CRO-SP: 98196


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal