Qual a idade indicada para dar uma escova de dentes elétrica para meu filho? Saiba quais cuidados tomar com a saúde bucal infantil
A criança pode usar escova de dente elétrica a partir dos 3 ou 4 anos, mas sempre com a supervisão e o auxílio dos pais
A criança pode usar escova de dente elétrica a partir dos 3 ou 4 anos, mas sempre com a supervisão e o auxílio dos pais

Publicador de Conteúdos e Mídias

Qual a idade indicada para dar uma escova de dentes elétrica para meu filho?

A criança pode usar escova de dente elétrica a partir dos 3 ou 4 anos, mas sempre com o auxílio dos pais (ao menos até o início da adolescência).

27/04/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Para cuidar da saúde bucal do seu filho, é muito importante saber como escolher os produtos de higiene oral corretos. A escova de dente elétrica, por exemplo, garante bastante praticidade e propicia uma higienização mais detalhada de todos os dentes da boca. 

Mas, será que crianças de todas as idades podem usar esse tipo de escova? A partir de que idade a criança pode escovar os dentes sem supervisão? Quais as vantagens de recorrer à escova de dente elétrica infantil? O Sorrisologia preparou uma matéria completa falando sobre o uso desse tipo de escova na infância. Continue lendo para entender!

Escova de dente elétrica: a partir de que idade a criança pode usar?

A higienização bucal infantil com uso de escova e creme dental deve iniciar a partir do nascimento do primeiro dente. O ideal é introduzir a rotina com uma escova manual, de cabeça pequena e cerdas ultramacias, que higienizam os dentes decíduos (de leite) sem desgastar o esmalte. Para complementar, recomenda-se utilizar uma pasta de dente infantil (com menor concentração de flúor) e recorrer ao fio dental à medida que os dentes forem erupcionando. 

A escova de dente elétrica, em especial, não deve ser utilizada logo de cara. Por ser um modelo giratório e mais robusto, ela é indicada para crianças apenas a partir dos três ou quatro anos de idade. O ideal, inclusive, é consultar um dentista de confiança para saber se a escova elétrica realmente atende às necessidades do seu filho.

De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a escova de dente elétrica é bastante eficaz para a remoção de placa bacteriana e redução da gengivite. Seu uso tende a ser mais vantajoso, inclusive, no caso de crianças, idosos, pessoas com deficiência e pacientes que estejam realizando tratamento ortodôntico.

Higiene bucal infantil deve ser supervisionada?

Para garantir que a escova de dente elétrica está sendo utilizada corretamente, é fundamental que os pais supervisionem a criança durante a higienização. Realizar a escovação em família, por exemplo, é uma boa dica para tornar o momento mais divertido para os pequenos. Assim, também fica mais fácil garantir que as crianças estão higienizando todos os dentes e a língua corretamente, o que é importante para prevenir cáries e doenças na gengiva. 

O ideal é que a criança comece a usar a escova de dente elétrica por conta própria (sem acompanhamento) somente por volta dos 12 anos de idade. Nessa fase, inclusive, uma dica importante é contar com as orientações de um dentista de confiança, que pode instruir melhor a criança/ adolescente a realizar a escovação com mais eficiência.

Quais os benefícios da escova de dente elétrica para a saúde bucal infantil?

Quando se trata de prevenir doenças bucais, é muito importante evitar o acúmulo de placa bacteriana e manter a saúde da gengiva. Para isso, a escova de dente elétrica é uma das opções mais vantajosas. Por ter um sistema de cerdas giratórias, essa escova oferece uma intensidade de escovação mais controlada e permite a mais fácil remoção do biofilme. Mas, para não agredir a gengiva, é muito importante não fazer muita força durante a escovação. Por isso, tome cuidado para não pressionar demais a escova contra os dentes, ok?

De acordo com o estudo “Remoção de placa bacteriana por escovação manual e elétrica em crianças”, realizado na USP, a escova de dente elétrica tende a ser mais vantajosa para crianças entre 4 e 5 anos, que estão entrando em fase de dentição mista (troca para os dentes permanentes). 

Nesses casos, esse tipo de escova permite uma melhor remoção da placa bacteriana, principalmente nas áreas de mais difícil acesso - superfície lingual e interseções dos dentes com a gengiva. Consequentemente, ela ajuda bastante a prevenir cárie infantil e outras possíveis doenças bucais que podem se desenvolver na infância.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias