10.06.2020

Enxaguante bucal pode prevenir a COVID-19: mito ou verdade? Dentista esclarece a questão

Entenda como o uso do enxaguante bucal pode ajudar na luta conta a Covid-19
Entenda como o uso do enxaguante bucal pode ajudar na luta conta a Covid-19

O coronavírus tem sido um dos temas mais comentados nos últimos tempos. Entre os assuntos que envolvem essa doença altamente contagiosa, estão seus principais cuidados de prevenção. Além de lavar as mãos várias vezes ao longo do dia com água, sabão e álcool gel, também é importante manter a higiene bucal em dia. Escovar os dentes com uma boa pasta e usar o fio dental são medidas eficientes que ajudam a evitar o problema. Mas e o enxaguante bucal, também ajuda a prevenir o vírus? O Sorrisologia conversou com a dentista Rita Ventura, que esclareceu o assunto. Veja só!

O enxaguante bucal ajuda a prevenir o coronavírus?

Existem muitas vacinas e medicamentos em testes que podem ser uma possibilidade de cura definitiva da COVID-19. Mas, enquanto o antídoto não é encontrado, todo mundo precisa seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), entre elas: o hábito de lavar as mãos em casa, usar álcool gel na rua, respeitar as medidas de isolamento social e escovar os dentes após todas às refeições e antes de dormir.

Mas uma dúvida que tem sido constante é se o enxaguante bucal ajuda a combater o coronavírus. A Drª Rita esclarece a questão: "Como se sabe que o coronavírus têm uma grande carga viral na cavidade oral, a higiene bucal se faz tão importante quanto a lavagem das mãos. Portanto, o enxaguante bucal também faz parte da higiene", revelou.

Por outro lado, a OMS afirma que, por enquanto, nenhum antisséptico é capaz de prevenir a infecção pelo coronavírus, por outro lado, é importante ressaltar que esses produtos são capazes de eliminar vários micróbios presentes na saliva.

Cuide bem da sua boca e evite a proliferação de vírus

Todo vírus, inclusive o COVID-19, pode ser pego e transmitido pela boca, através da saliva. Embora esse fluido proporcione vários benefícios para a saúde bucal, como facilitar o processo digestivo, umedecer e proteger a mucosa oral e prevenir os dentes de doenças, não podemos esquecer que a saliva também abriga milhões de bactérias. Toda essa situação, torna a boca um ambiente favorável para outros microrganismos.

5 cuidados que podem prevenir o contágio do coronavírus

- Lavar as mãos com água e sabão antes e depois de qualquer contato físico;

- Usar álcool gel;

- Praticar uma boa higiene bucal;

- Evitar aglomerações;

- Respeitar as medidas de distanciamento social.

Esse artigo teve a participação profissional de:

Rita Ventura
Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal