É possível reimplantar um dente perdido? Saiba os cuidados de higiene e recuperação nesse momento
Implantar um dente perdido é a chance de recuperar o sorriso do paciente sem a necessidade de próteses dentárias! Veja o que fazer
Implantar um dente perdido é a chance de recuperar o sorriso do paciente sem a necessidade de próteses dentárias! Veja o que fazer

Publicador de Conteúdos e Mídias

É possível reimplantar um dente perdido? Quais os cuidados ?

É possível reimplantar um dente perdido? Saiba os cuidados de higiene e recuperação nesse momento

14/01/2019

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

‘Perdi um dente, o que fazer?”. Se você está nessa situação e morre de medo de ter que colocar prótese dentária, saiba que dependendo do caso é possível se livrar dessa solução e ter o seu próprio dente reabilitado à arcada dentária. Quem afirma é o ortodontista Robson Caumo e implantodontista Edgard Fonseca. Perder um dente pode ser um verdadeiro momento estressante. Além da estética, a funcionalidade bucal, como um todo, é comprometida! Acontece que a falta de dente pode trazer problemas na hora de mastigar, o que, por sua vez, pode resultar em outras complicações, como DTM. Então se você já não vê a hora de recuperar o seu sorriso e a função dos dentes, veja os principais cuidados que os especialistas indicam!

Dente caiu: o que fazer?

De acordo com o especialista, é possível sim implantar um dente perdido, sem a necessidade de uma prótese dentária. Mas, para que isso aconteça e que os resultados sejam os melhores possíveis, é importantíssimo que o paciente siga algumas recomendações. “Um meio simples de manter o dente com chances de ser reimplantado com sucesso é armazená-lo no leite ou em solução alcalina”, recomenda o ortodontista. Está proibido lavá-lo com água e sabão! Fazer isso pode prejudicar todo o processo, inviabilizando qualquer chance de implante. Uma outra recomendação é levá-lo o quanto antes, de preferência imediatamente, para o consultório dentário. Não seguir essas indicações diminui as chance do sucesso da técnica.

Cuidados depois de reimplantar o dente

Após o implante dentário, o paciente deve continuar em observação pelo profissional por, pelo menos, 7 dias. Pode acontecer de a região bucal não se adaptar ao novo dente e a região acumular bactérias. “Caso haja sinais de inflamação exacerbada ou infecção, deve-se imediatamente fazer o tratamento endodôntico do dente que sofreu o trauma”, comenta Robson. Já em casa, o paciente precisa ter um cuidado a mais com a higiene bucal. O mais indicado para ele é que faça sua higienização bucal como o habitual, mas que acrescente a essa rotina o uso das escovas de dentes interdentais e substitua o fio dental convencional para o super floss. Assim, fica super fácil de atingir e limpar algumas áreas que os métodos comuns não conseguem.

É possível perder um dente mais de uma vez?

Sim! Tirando os casos de trauma, um dente pode cair por alguns outros motivos. “Maus hábitos de higiene e a falta de regularidade de consultas de controle e manutenção podem acarretar acúmulo excessivo de placa, inflamação dos tecidos de suporte e o aparecimento de cáries recorrentes no implante”, comenta o implantodontista. “Por isso, todos os cuidados acima mencionados devem ser seguidos à risca para aumentar as chances de sucesso do procedimento”, completa o ortodontista. Então não deixe de consultar um profissional para ficar informado de todos os cuidados que você deve ter com o dente! Assim, você garante um sorriso completo mais saudável e por mais tempo ;)

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043

Edgard de Mello Fonseca - Especialista em Periodontia e Implantodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 22.239

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias